Título: Genoino: 'Nunca falei em dinheiro com Jefferson'
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 15/06/2005, O País, p. 13

Presidente do PT admite que se reuniu com deputado e que seu partido deu material de campanha para o PTB

SÃO PAULO. O presidente do PT, José Genoino, confirmou ontem que ele e outros integrantes do PT reuniram-se diversas vezes com o presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ). Genoino admitiu que o PT deu ao PTB material para a campanha de 2004 em diversas cidades, além de pagar shows e viagens, mas negou que tenha havido negociações envolvendo dinheiro, como acusa o petebista.

- Nunca falamos de dinheiro. Nunca falei em dinheiro com o senhor Roberto Jefferson. Não foi apenas essa reunião que ele fala não. Teve em maio, em abril. Foram reuniões em que tratávamos de acordos eleitorais nas cidades em que o PTB apoiava o PT. Portanto, reunião teve. Ou na sede do PT, ou na liderança na Câmara.

Colaborações para o primeiro e o segundo turnos

Genoino disse ainda que os acordos eram colaborações para o aliado nos dois turnos:

- Fizemos acordos políticos. A planilha (citada por Jefferson) era a relação das cidades em que íamos fazer campanhas conjuntas. Jamais houve repasse de dinheiro. E o PT terminou a campanha com dívidas. Colaboramos com shows, camisetas, material de campanha.

Genoino não soube dizer os valores dos acordos, afirmando que eram feitos "cidade por cidade". Ele acrescentou que Jefferson tenta usar situações reais para insinuar negociatas:

- Ele quer passar de acusado a acusador, tenta aparecer dominando a situação, tenta mostrar detalhes em reuniões que aconteceram para destacar aquilo que o interessa, que é acusar o PT de uma prática que o PT nunca fez ou participou.

Genoino frisou que está tranqüilo, mas indignado com o que chamou de tática "raivosa, mentirosa e inescrupulosa". As declarações da deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), de que teria recebido uma proposta para mudar de partido, mas não confirma os nomes dos supostos aliciadores, também o irritaram:

- O PT está absolutamente tranqüilo, mas muito indignado, porque se cria uma teia, uma onda de prejulgamento de acusações infundadas e mentirosas.

Petista diz que quer fazer acareação com petebista

Genoino disse que gostaria de fazer acareação com Jefferson:

- Agora! E olho no olho.

Genoino disse que as acusações sobre nomeações feitas nos Correios pelo secretário do PT, Sílvio Pereira, são falsas. Segundo ele, os indicados são servidores de carreira. O petista fez uma série de ataques a Jefferson, a quem acusou de ter armado um "teatro de histórias":

- O ódio nele produz uma criatividade sem limites para atacar pessoas. Observem com que ódio ele fala do PT. E tem dito para as pessoas da vingança que quer com o PT e comigo.

www.oglobo.com.br/pais