Título: TERREMOTO ATINGE SEIS PAÍSES DA AL
Autor: Adauri Antunes Barbosa/Leonardo Valente
Fonte: O Globo, 15/06/2005, O Mundo, p. 36

Tremor no Chile foi sentido em quatro estados do Brasil, e em Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia

SÃO PAULO e RIO. O terremoto de 7,9 graus na escala Richter que sacudiu o norte do Chile na noite de segunda-feira, matando 11 pessoas, foi sentido em várias localidades do Brasil. Segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), foram percebidos tremores em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Brasília. Países vizinhos, como Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia também registraram abalos.

Segundo o professor do Laboratório Sismológico Vasile Marza, o terremoto foi um abalo profundo, que aconteceu numa profundidade de 111 quilômetros. Esse teria sido o motivo de ele ter sido sentido em uma área tão ampla:

- Quanto maior a profundidade em que acontece o terremoto, maior a probabilidade de que ele seja sentido num raio maior a partir do epicentro. Foi por isso que regiões como São Paulo sentiram o abalo, mas de forma leve.

Equador e Peru também sofrem abalos

De acordo com Marza, a região dos Andes, onde foi localizado o epicentro, é conhecida pela alta incidência de terremotos.

- Foi um tremor forte, mas não pode ser considerado uma surpresa. O Brasil não corre riscos, pois aqui o que podemos sentir são apenas reflexos - disse.

Ontem, mais um terremoto, de 4,1 graus, causou danos leves em Quito, no Equador. Um outro tremor, de 5 graus, atingiu quatro cidades ao sul de Lima, de madrugada, causando pequenos danos materiais. Não está claro se os terremotos estão relacionados, apesar de estarem associados à mesma falha geológica.

- Não podemos afirmar que existe uma relação, mas há fortes indícios - disse Marza.

No Chile, além dos 11 mortos, mais de 150 pessoas ficaram feridas. Os danos materiais ainda não foram quantificados, mas a polícia e moradores da região disseram que, somente na localidade de Huara, a 1.850 quilômetros de Santiago, 60% das construções ruíram. A destruição ainda é maior no povoado de Tarapacá e vilarejos do Deserto do Atacama, onde cerca de mil pessoas estão isoladas.

O segundo terremoto mais intenso deste ano também foi o terceiro em gravidade desde o abalo que sacudiu o sul da Ásia em dezembro, provocando a tsunami e centenas de milhares de mortes. O tremor foi sentido nas cidades costeiras de Arica, Iquique e Antofagasta, e em Calama, no deserto de Atacama. Não foram emitidos alertas de maremoto, mas, nas cidades costeiras, houve pânico e algumas pessoas saíram de suas casas e se refugiaram em montanhas.

Em São Paulo, o terremoto assustou moradores da capital e das regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Indaiatuba, Americana e São José do Rio Preto. No bairro da Mooca, na zona leste, os moradores deixaram um prédio e só retornaram depois que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram inspeção no local. Em Ribeirão Preto, todos os prédios que sofreram rachaduras serão vistoriados nesta semana.

- O abalo sentido em São Paulo ficou entre os níveis dois e três da escala Mercalli Modificada, que vai de um a 12 e que mede a intensidade. Foi leve e provocou um susto nas pessoas - disse Célia Fernandes, pesquisadora do Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo.

> Maiores tremores

JUNHO DE 2005: Um terremoto de 7,9 graus na escala Richter no norte do Chile é sentido em vários estados do Brasil. Outros tremores menores abalam Equador e Peru.

SETEMBRO DE 2004: Doze das 24 províncias argentinas são sacudidas por um terremoto de 6,5 graus na escala Richter, com epicentro em Catamarca e La Rioja, no norte do país. Há pânico em algumas regiões. Uma senhora de 68 anos morre e três crianças ficam feridas.

JUNHO DE 2003: Um terremoto de 7 graus na escala Richter é registrado na Amazônia brasileira na fronteira com o Peru. O epicentro foi localizado no estado do Amazonas, perto da divisa com o Acre, 115 quilômetros a leste do município de Cruzeiro do Sul.

JULHO DE 1997: Pelo menos 20 pessoas morrem na Venezuela, vítimas de um terremoto de 5,7 graus na escala Richter. O sismo sacudiu o litoral e feriu 57 pessoas.

JULHO DE 1994: Um terremoto na Bolívia, ocorrido a 650 quilômetros de profundidade, é sentido em várias regiões do Brasil, entre elas São Paulo.

Com agências internacionais