Título: Marcos Valério foi 12 vezes ao prédio do PT este ano
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 16/06/2005, O País, p. 5

Publicitário acusado de ligação com Delúbio Soares esteve no prédio pela última vez há duas semanas, já na crise

BRASÍLIA. Um dos personagens centrais das denúncias de corrupção no governo, no PT e na Câmara, o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza esteve, só este ano, pelo menos 12 vezes no prédio onde funciona o escritório nacional do PT em Brasília. Segundo o sistema eletrônico que controla a entrada de visitantes no prédio, cinco registros identificam como destino do empresário o escritório do PT. A última visita foi há duas semanas, já no meio da crise.

Há mais oito entradas de Valério no prédio, mas esses registros não informam a data das visitas e o andar onde ele esteve. Sócio das agências DNA Propaganda e SMP&B, que têm contas de estatais como Correios e Eletronorte, do Ministério dos Esportes e da Câmara dos Deputados, Marcos Valério é apontado pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, como operador de um suposto caixa dois comandado pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O publicitário seria, diz Jefferson, um dos responsáveis pelo pagamento do mensalão a deputados do PP e do PL.

Na maioria dos registros, o nome do publicitário aparece completo: Marcos Valério Fernandes de Souza. Em todos figura o número que seria de sua carteira de identidade. A última visita registrada foi em 31 de maio. Considerando só as visitas registradas, ele esteve uma vez a cada 13 dias no prédio.

Direção do PT não soube informar motivo das visitas

Nas cinco entradas de Marcos Valério com data registrada há informação sobre o destino do publicitário: o escritório do PT. Três visitas foram em abril, nos dias 6, 13 e 19. Antes, Marcos Valério esteve no escritório em 23 de fevereiro. Não há referências ao nome de quem o recebeu nem de quem autorizou sua entrada. Mas nos registros de 6 e 19 de abril consta a observação de que ele participaria de reuniões na sala do PT.

Nos registros sem data aparece só o nome Marcos Valério, com o mesmo número de identidade. O sistema tem só entradas deste ano. Não há registro da reunião da qual Jefferson disse ter participado em 2004 para tratar de recursos para o PTB.

O escritório do PT fica no 7º andar de um dos quatro blocos do Centro Empresarial Varig, no Centro de Brasília. Procurada pelo GLOBO, a direção nacional do PT informou que não teria como dizer, ontem, o motivo das visitas de Marcos Valério ao escritório. A assessoria do partido também não respondeu.