Título: Lula avisa a 15 ministros que fará mudanças
Autor: Cristiane Jungblut e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 16/06/2005, O País, p. 11

Presidente, porém, pede a auxiliares que não deixem de trabalhar por causa da crise política: 'Toquem a vida'

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que fará mudanças no governo e pediu que seus ministros não deixem de trabalhar por causa da crise política. Sem dar detalhes, Lula afirmou que acredita que tudo estará resolvido até amanhã. No início da tarde, Lula fez uma minirreunião ministerial logo após a cerimônia de lançamento da chamada MP do Bem, quando chamou para o seu gabinete 15 ministros, além de assessores. A avaliação foi a de que o momento é grave e que é preciso reagir e mostrar ações. Foi discutida a possibilidade de um pronunciamento de Lula ainda esta semana.

A idéia do pronunciamento surgiu ao longo das conversas, mas o formato - em cadeia ou um discurso apenas - está sendo debatido. Neste encontro, o presidente recusou-se a dar qualquer pista, mesmo quando um de seus ministros perguntou o que ele pretendia fazer.

- Acredito que até sexta-feira (amanhã) vai estar tudo resolvido. Não vou falar nada porque tudo o que se fala nas reuniões vaza para a imprensa - disse Lula. - Isso aqui não é uma reunião ministerial!

Após ouvir Lula, um ministro pediu rapidez nas providências. O presidente disse que está acompanhando os fatos e que a coordenação política está tomando conta de tudo no que se refere às ações de governo. Afirmou que tudo será investigado. E pediu que os ministros continuem trabalhando:

- Toquem a vida!

Os ministros não sabem quais as mudanças nem se há decisão sobre a permanência ou não do chefe da Casa Civil, José Dirceu. Assessores do ministro desmentiram, mais uma vez, sua saída. A impressão de que Dirceu está pensando em deixar o governo ficou clara terça-feira, numa reunião entre líderes da base e os ministros Aldo Rebelo (Coordenação Política), Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) e Eunício Oliveira (Comunicações). Indagado sobre a necessidade de montar um gabinete para acompanhar a crise no Congresso, Dirceu deixou escapar um comentário, que foi percebido por alguns dos presentes:

- O que posso fazer? Já estou de saída! - disse Dirceu.

Lula teria convidado Abílio Diniz para ministério

Numa conversa com o empresário Abílio Diniz, terça-feira, o presidente o teria convidado para o Ministério do Desenvolvimento Social. Apesar de gostar de Patrus Ananias, Lula acredita que precisa dar visibilidade à pasta. Abílio pediu tempo para pensar. Outra expectativa é a possibilidade de o governador do Acre, Jorge Viana (PT), assumir a Casa Civil. Fontes petistas informaram que Viana esteve com Lula na Granja do Torto, na terça-feira à noite.

Um dos assessores do presidente que estava na reunião ontem relatou que, na segunda-feira, Lula deu a entender que não concordava com uma ampla reforma ministerial.

- Querem que eu troque os ministros do PT, mas quem vou pôr no lugar de vocês?

Ontem, diversos ministros assumiram um discurso mais realista diante da crise. O titular da Previdência, Ricardo Berzoini, disse que é favorável ao afastamento de dirigentes do PT se isso garantir uma investigação mais tranqüila.

COLABOROU Gerson Camarotti

Legenda da foto: DIRCEU E LULA: o chefe da Casa Civil teria dito estar "de saída"