Título: FONTELES DARÁ LUGAR A VICE-PROCURADOR
Autor: Carolina Brígido e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 16/06/2005, O País, p. 13

Missão de Antônio Fernando é investigar denúncias contra o governo

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagem ao Congresso indicando o vice-procurador-geral Antônio Fernando Barros e Silva de Souza para a vaga do procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, que deixa o cargo no fim deste mês. A escolha de Lula, antecipada pelo GLOBO no fim de maio, terá que ser ratificada pelo Senado. Antônio Fernando será o encarregado de investigar as denúncias de corrupção envolvendo o governo.

Primeiro em uma lista tríplice votada pelos procuradores da República em todo o país, Antônio Fernando segue a linha combativa de Cláudio Fonteles. Mesmo tendo sido escolhido por Lula e pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, Fonteles vem adotando, desde o início de seu mandato, várias medidas contrárias aos interesses do governo. Entre as ações, estão os recentes pedidos de abertura de inquérito contra o ministro da Previdência, Romero Jucá, e contra o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Nicolau Dino, elogiou a escolha. Acolher um dos nomes indicados na lista tríplice foi um dos compromissos de campanha de Lula.

- Ele segue uma linha de trabalho muito boa no sentido de manter o Ministério Público na vanguarda do combate a criminalidade - afirmou Dino.

Antônio Fernando será submetido a uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Seu nome ainda terá que ser aprovado no plenário do Senado. Ele não quis dar entrevista.