Título: PF INDICIA 44 POR FRAUDE COM VERBAS FEDERAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2005, O País, p. 14

BOA VISTA. A Polícia Federal em Roraima indiciou ontem 44 pessoas envolvidas em desvio de recursos federais repassados a prefeituras. Entre os indiciados estão nove ex-prefeitos. A PF estima que os desvios cheguem a R$10 milhões. A Polícia Federal suspeita que deputados federais estejam envolvidos no esquema. Eles seriam responsáveis pela apresentação de emendas ao Orçamento para garantir verbas para municípios de Roraima. No escritório de um empresário ligado ao esquema, policiais teriam encontrado documentos que demonstram a relação com parlamentares.

Os ex-prefeitos foram indiciados pelos crimes de sonegação, formação de quadrilha e fraude em licitação. Segundo a direção da PF, os investigadores descobriram que 60% das verbas destinadas a oito prefeituras foram desviados. As irregularidades ocorreram entre 1997 e 1999. Os municípios afetados são Caracaraí, Pacaraima, Caroebe, São Luiz de Anauá, Bonfim, Iracema, Mucajai e Cantá.

Estão na lista dos indiciados os ex-prefeitos Jorge de Souza Schimitd e Antônio da Costa Reis, de Caracaraí; Elizeu Alves, de São Luiz do Anauá; Híperon de Oliveira Silva, de Pacaraima; Joaquim de Freitas Ruiz, de Iracema; Paulo de Souza Peixoto, de Cantá; Antonio Souza Martins Filho, de Caroebe; Paulo Francisco da Silva, de Bonfim e Terezinha de Jesus dal Correa (Mucajai).

As investigações foram feitas a partir do relatório da comissão de investigação produzido pela Câmara Municipal de Caracaraí e pelo Ministério Público. O principal alvo da apuração foi o Grupo Consult. Segundo a PF, esse grupo estaria envolvido em fraudes em licitações.