Título: ACUSADO DE MATAR TIM PODE SER CONDENADO A 39 ANOS
Autor: Elenilce Bottari e Antonio Werneck
Fonte: O Globo, 16/06/2005, Rio, p. 17
Advogado diz que não há provas
O traficante Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, acusado de participar da tortura e morte do jornalista Tim Lopes, pode ser condenado a até 39 anos de prisão. No julgamento do IºTribunal do Júri, ele responde por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. Uma testemunha arrolada pelo Ministério Público reafirmou ontem ter ouvido o réu declarar que teve prazer em acender um cigarro nas brasas da fogueira em que foram queimados os ossos de Tim Lopes. A testemunha é um inspetor de polícia, na época lotado na 22ª DP (Penha), que participou da escolta de transferência de Ratinho da delegacia até o presídio Bangu I. Segundo a testemunha, a delegada Alice Cunha, que participava da escolta, também ouviu a declaração do traficante.
A promotora Viviane Medeiros disse que não foram apenas os nove réus do processo que teriam participado do crime, outros não foram identificados pela polícia. Ela disse ainda que Tim Lopes foi morto e executado num local onde outras pessoas foram assassinadas pelo mesmo bando.
O advogado do traficante Ratinho, José Maurício Neville, que dispensou na terça-feira as cinco testemunhas de defesa, insistiu na falta de provas contra o seu cliente.
Legenda da foto: RATINHO: denunciado por tortura e morte