Título: Lula diz que é pequenez pensar só em eleição
Autor: Cristiane Jungblut e Monica Tavares
Fonte: O Globo, 17/06/2005, O País, p. 11

Ao sancionar lei de casa popular, presidente agradece apelos pela reeleição dizendo que discutirá isso 'mais para a frente'

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro ontem, em duas ocasiões, que sua reeleição passou a ser assunto secundário diante da crise política que atinge o governo. Depois de ser ovacionado por integrantes de movimentos em defesa da moradia popular e de ouvir gritos por sua reeleição, em solenidade no Palácio do Planalto, Lula reagiu:

- Isso vamos discutir mais para a frente.

Na cerimônia de sanção da lei do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, os convidados gritaram frases em favor da reeleição como "Um, dois, três, Lula outra vez!". No discurso, o presidente respondeu. Pouco depois, na cerimônia de apresentação do projeto da Universidade Federal do ABC, Lula criticou a "pequenez de se pensar apenas numa eleição".

- Estamos pensando em construir este país para uma nova geração. Se a gente estivesse trabalhando com a pequenez de pensar apenas numa eleição, possivelmente nada disso aqui teria saído. Só se consegue pensar grande quando a pessoa que está pensando se despoja de interesses pessoais, quando a pessoa bota sua energia, sua inteligência a serviço de uma coisa maior - disse Lula.

Na cerimônia, integrantes do movimento popular gritaram o slogan "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula!". Emocionado, o presidente disse que o governo foi eleito para priorizar os mais pobres e que "o povo não quer mais largar a democracia".

- Na hora em que o povo pega o gosto pela democracia, na hora em que ele aprende o sabor da democracia, não quer mais largar de exercitar a democracia. Fomos eleitos para fazer com que o povo mais pobre pudesse conquistar o direito à cidadania - disse Lula.

Legenda da foto: LULA SOBRE apelo de militantes: "Isso vamos discutir mais para a frente"