Título: FONTELES ABRE MAIS UMA FRENTE DE INVESTIGAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 17/06/2005, O País, p. 12

Autoridades citadas por Jefferson vão responder a perguntas

BRASÍLIA. O procurador-geral da República, Claudio Fonteles, decidiu ontem abrir mais uma frente de investigação em relação às denúncias do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre o mensalão. Ontem foi aberto um procedimento investigatório para constatar se as informações dadas pelo petebista são verdadeiras. Fonteles também enviou ofícios para a maioria das autoridades mencionadas por Jefferson pedindo explicações. Foi dado prazo de cinco dias para as respostas.

Fonteles não quis divulgar quantos ofícios foram enviados nem para quem. Disse que, como o processo de investigação ainda está no início, não seria correto expor a identidade dessas pessoas.

Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", publicada no dia 6 de junho, Jefferson disse ter levado a denúncia do pagamento do mensalão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu.

Jefferson teria falado sobre mensalão com Aldo e Ciro

O petebista também teria falado sobre o assunto com os ministros Aldo Rebelo (Coordenação Política) e Ciro Gomes (Integração Nacional) e com Miro Teixeira, à época ministro das Comunicações.

Foi anexada ao procedimento investigatório uma notícia-crime apresentada na semana passada pelo presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, contra o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, apontado como chefe do esquema do mensalão. Fonteles também quer explicações sobre a declaração de Jefferson de que o PT teria doado R$4 milhões para financiar a campanha eleitoral de candidatos do PTB.