Título: CONSELHO OUVIRÁ 10 DEPUTADOS CITADOS
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 17/06/2005, O País, p. 14
Alvo principal são parlamentares acusados de receberem o mensalão
BRASÍLIA. Na reunião de ontem o Conselho de Ética da Câmara decidiu convidar dez parlamentares, citados pelo deputado Roberto Jefferson e pela mídia no suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares aliados, para prestarem esclarecimentos a partir da próxima semana. Entre eles, estão o líder do PL Sandro Mabel (GO); o líder do PP, José Janene (PR); o ex-líder do PP, Pedro Henry (MT); e o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.
A tática da oposição é ampliar as investigações no Conselho de Ética - iniciadas apenas para analisar o pedido de cassação por falta de decoro parlamentar do presidente do PTB - para alimentar com informações a CPI dos Correios, onde os governistas têm o controle.
Também será convidada a deputada licenciada, Raquel Teixeira (PSDB-GO), que confirmou ter recebido de um parlamentar do PL proposta em dinheiro para trocar de partido. O Conselho decidiu ainda requisitar todas as fitas gravadas até agora sobre o mensalão e o escândalo dos Correios. O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), garante que não houve mudança de foco:
- O investigado é o deputado Roberto Jefferson. Se surgir no meio do caminho um fato novo em relação a algum outro parlamentar, será aberto um novo processo. Vamos fazer um trabalho paralelo com o da Comissão de Investigação (Corregedoria-Geral), para que um mesmo parlamentar não seja ouvido duas vezes.
A estratégia da oposição é investigar o mensalão para que as informações colhidas forcem a CPI dos Correios a também entrar no caso. Os convites a outros citados por Jefferson, como o publicitário Marcos Valério, o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, serão definidos na próxima semana.