Título: TSE: REFERENDO AINDA PODE SER FEITO ESTE ANO
Autor:
Fonte: O Globo, 17/06/2005, O País, p. 15

Consulta depende da aprovação este mês de projeto na Câmara

BRASÍLIA. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, disse que ainda é possível fazer o referendo que perguntará aos brasileiros se concordam ou não com a proibição da venda de armas de fogo no país se o Congresso aprovar até o fim deste mês o projeto de decreto legislativo que estabelece as regras para a consulta. Segundo Velloso, se o projeto for aprovado, o referendo deverá ser marcado para o dia 23 de outubro.

Velloso recebeu anteontem um grupo de parlamentares, liderado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir o assunto.

- Houve quem afirmasse que já estaria sepultado o referendo tendo em vista a necessidade de se observar 150 dias para o fechamento do cadastro de eleitores mas, examinando melhor a questão, concluímos que não. Estamos fixando o limite de cerca de 90 dias - disse Velloso.

Terça-feira, Renan, Velloso e alguns líderes partidários deverão ser recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE). Na reunião, eles pedirão que Severino marque uma data para a votação do projeto. O atraso foi causado por medidas provisórias que travaram a pauta. Como as medidas são de análise prioritária, outros assuntos ficaram prejudicados.