Título: ARGENTINA CRESCEU 8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 17/06/2005, Economia, p. 26

Segundo técnicos locais, produtos brasileiros estão substituindo importações de outros países

BUENOS AIRES. O Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina subiu 8% no primeiro trimestre de 2005 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo Indec (o IBGE argentino). Em relação aos últimos quatro meses de 2004, o PIB argentino avançou 0,5%. O Ministério da Economia estima que o país fechará o ano com crescimento entre 6% e 7%. No ano passado, a economia argentina cresceu 8,8%.

Apesar do bom desempenho da economia local, os empresários argentinos continuam se queixando de uma suposta invasão de produtos brasileiros, o que deve afetar a Cúpula de Presidentes do Mercosul que começa no próximo domingo no Paraguai.

Segundo relatório do Ministério das Relações Exteriores da Argentina, nos primeiros quatro meses deste ano as importações de produtos brasileiros aumentaram 40%. Porém, asseguraram os técnicos, isso não deve ser motivo de preocupação, pois os produtos brasileiros estão substituindo itens que a Argentina importava de outros países.

Os técnicos da chancelaria ressaltaram que "os valores do intercâmbio comercial entre os dois países não devem ser observados como se Brasil e Argentina estivessem disputando uma corrida. O comércio entre ambos está em expansão e este é um fato positivo que beneficia os dois países".