Título: PF DE SÃO PAULO INDICIA O EX-DONO DO SANTOS
Autor: Ronaldo D"Ercole
Fonte: O Globo, 17/06/2005, Economia, p. 28

Edemar Cid Ferreira responderá por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas

SÃO PAULO. O ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira foi indiciado ontem pela Polícia Federal (PF) em São Paulo, que investiga a ocorrência de fraudes financeiras na gestão do Banco Santos. Na quarta-feira passada, a PF já indiciara Mario Martinelli, Marcelo Bernardini, Álvaro Zuchelli e Ricardo Gribel, executivos que também ocuparam cargos no primeiro escalão do banco.

Cerca de 20 ex-diretores do Santos devem responder a processos criminais na Justiça. Todos foram indiciados por prática de gestão fraudulenta e outros crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas.

Para se defender das acusações na área criminal, Cid Ferreira contratou o advogado Arnaldo Malheiros Filho, um renomado criminalista. O banqueiro paulista já havia sido indiciado pela PF do Rio Grande do Sul por envolvimento com um grande fraudador da Previdência e da Receita Federal, o argentino César Arrieta.

Em 30 de junho do ano passado, numa tentativa desesperada de equilibrar a já combalida contabilidade do Banco Santos, Cid Ferreira comprou de Arrieta a Vale Trading, uma exportadora de calçados cujo único ativo eram créditos fiscais no valor de R$436 milhões - que a PF já descobriu também serem fraudados.

Banco deve ter falência requerida nos próximos dias

O Banco Santos está sob liquidação extrajudicial conduzida pelo Banco Central (BC), e deve ter a falência requerida na Justiça nos próximos dias. A expectativa do liquidante do BC, Vânio Aguiar, é enviar o pedido à Justiça tão logo a comissão de inquérito, instituída pelo próprio BC, termine seu trabalho.

No campo empresarial, os advogados de Cid Ferreira já analisam a possibilidade de recorrer contra o pedido de falência do banco.

- Em nossa avaliação, o caso deve permanecer em liquidação extrajudicial e vamos analisar o pedido quando for ajuizado. E um recurso não está descartado - disse o advogado Ricardo Tepedino, do escritório Sérgio Bermudes.

Legenda da foto: CID FERREIRA analisa a possibilidade de recorrer contra falência