Título: E O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 17/06/2005, Economia, p. 29

Bordão 'Enrolation' da Schincariol é alvo de paródias

Acostumada a criar bordões que caíram na boca do povo, a Schincariol virou alvo do sucesso de suas próprias criações. O filme "Enrolation", da campanha "Neurônios" - que começou a ser veiculada em maio e, até a semana passada, estava no ar nos principais canais de TV - foi parodiada por mercado, mídia e consumidores, que apelaram ao "enrolation" para comentar a prisão dos donos da cervejaria, e de dezenas de pessoas ligadas à Schincariol.

O comercial da Nova Schin mostra um personagem que vê uma loira no bar e tenta conversar com ela, mas a moça fala inglês. Sem saber o idioma, ele provoca uma revolução de seus neurônios, até que um deles diz que tudo se resolve com "enrolation". Os neurônios gritam "É enrolation! Enrolation! Enrolation!" e o rapaz pede ao garçom uma "novation para a amigation, loiration, gostosation..."

O anúncio foi o mais recente na guerra entre a Schincariol e AmBev, iniciada em 2003. A primeira alfinetada veio no filme "Teste Cego", no qual marcas são colocadas sobre a mesa de um bar, e um ator com venda nos olhos bebe apenas a Nova Schin. O revide veio com o "Teste Surdo", em que um personagem usa um tapa-ouvidos, não escuta o bordão "experimenta" e escolhe a Antarctica.

A briga ficou ainda mais acirrada quando o cantor Zeca Pagodinho surgiu como garoto-propaganda da Nova Schin, em setembro de 2003. O namoro durou até março de 2004, quando, da noite para o dia, Zeca apareceu em um comercial da Brahma, declarando seu amor à marca. A disputa foi parar na Justiça e a Schincariol ainda chamou o cantor de traidor em outro comercial. A trégua terminou em abril deste ano, com o filme que mostra um consumidor pensando em que cerveja pedir, e os neurônios gritam "Nova Schin". A Antarctica rebateu com um filme insinuando que a escolha dos neurônios não foi correta. O último round foi o "Enrolation". (ER)