Título: A solução técnica
Autor:
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O País, p. 3

Lula decide mudar perfil da Casa Civil e quer Dilma Rousseff, mas ela já sofre reações

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO

Com a demissão do ministro José Dirceu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu dar um perfil técnico para a Casa Civil, esvaziando o poder político da pasta. A integrantes do primeiro escalão do governo, Lula confirmou que para esta nova função o nome de sua preferência é o da ministra de Minas e Energia, a petista gaúcha Dilma Rousseff, cuja nomeação chegou a ser dada como certa, à tarde, por auxiliares próximos do presidente. No fim do dia, porém, começaram as reações. Antes de embarcar para São Paulo, o presidente ouviu ponderações sobre as conseqüências de adotar um perfil técnico para a Casa Civil.

Homem forte do Planalto no primeiro ano do governo Lula, Dirceu perdeu poder com o escândalo Waldomiro Diniz - seu ex-assessor, flagrado cobrando propina de um empresário de jogos eletrônicos - e acabou deixando o governo agora, em meio à pior crise política do governo Lula, provocada pelas denúncias de corrupção em estatais e pelo suposto pagamento de mesada a deputados do PP e do PL em troca de apoio no Congresso.

Pelo menos três interlocutores do presidente Lula no Congresso confirmaram sua decisão de nomear Dilma Roussef. Uma dessas fontes garantiu que ele já tinha feito o convite e ela, aceitado. Mas a pressão contrária partiu de ministros da área política, que não querem deixar os cargos na Esplanada, e de setores do PT que torciam para que Lula escolhesse o governador do Acre, o petista Jorge Viana.

Viana, porém, sofre resistência de José Dirceu. Em meio às especulações, surgiu outro nome político: o do atual presidente da Infraero, o ex-senador Carlos Wilson (PE), filiado recentemente ao PT, depois de passar pelo PTB.

Em São Paulo, o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia informou que o presidente Lula anunciará sua decisão na segunda-feira. Ele não quis confirmar o nome da ministra para a Casa Civil.

- O presidente fará isso quando voltar do Paraguai (na tarde de segunda-feira) - disse Garcia.

Tarso: Lula quer mudar perfil da Casa Civil

O ministro da Educação, Tarso Genro, confirmou a decisão do presidente de dar um perfil técnico à Casa Civil, mas também evitou falar em nomes.

- O presidente Lula tem intenção de mudar o perfil da Casa Civil e colocar um operador de projetos estratégicos. A idéia é pôr alguém vocacionado para a gestão do governo. Com isso, ele traria para si a agenda política palaciana - disse Tarso.

- Se o perfil for técnico, o nome de Dilma faz todo o sentido - disse um ministro do Planalto.

Até a noite de ontem, a idéia de Lula era anunciar o nome de Dilma antes da reforma ministerial como forma de fortalecer politicamente a saída do ex-chefe da Casa Civil. Com a mudança, Lula quer copiar modelo semelhante ao adotado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pôs na Casa Civil gerentes - Clóvis Carvalho e Pedro Parente. Por esse modelo, o próprio presidente estaria mais presente nas funções políticas, fortalecendo seus interlocutores no Congresso.

A intenção de Lula é que, passado o auge da crise política, o deputado Dirceu assuma a liderança do governo na Câmara e exerça um papel semelhante ao desempenhado pelo ex-líder do governo FH, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA). Lula também estaria convencido de que precisa estar mais presente nas conversas políticas do governo com o Congresso. Por isso, deve tornar freqüente em seu gabinete a agenda parlamentar.

Na avaliação de petistas próximos ao presidente o problema na escolha de Dilma é a falta de habilidade política dela para tratar de assuntos parlamentares. Em abril, os senadores do PMDB votaram contra a indicação do técnico José Fantini para presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), numa ação clara de retaliação política comandada pelo líder peemedebista, senador Ney Suassuna (PB), depois que Dilma vetou várias indicações do partido para cargos de segundo escalão em estatais.

Dilma é criticada por parlamentares por não retornar as ligações e não atender pedidos de audiência. Outro desafeto de Dilma é o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), que teve o nome de um afilhado barrado por ela para uma diretoria de estatal - citada por ele como a diretoria "que fura poço e acha petróleo".

Depois de anunciar o novo titular da Casa Civil, a expectativa é que Lula anuncie o restante da equipe durante a próxima semana. Lula está decidido a reduzir o número de ministérios. Ele quer ainda diminuir o espaço do PT e ampliar o número de pastas do PMDB. Ontem, o PSB reagiu à possível demissão do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Apesar da reação partidária, Campos disse que fará o que for melhor para o governo Lula:

- Nossa posição sempre foi a de ajudar o presidente Lula em seu projeto para o Brasil. Ele conta conosco neste momento.

Ontem, Lula cancelou uma cerimônia no município de Santa Rosa (RS) devido ao mau tempo, e, fora do previsto, passou a tarde toda no Planalto, onde recebeu ministros e políticos. Lula se reuniu com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, do Turismo, Walfrido Mares Guia, e o vice-presidente José Alencar. Depois, o presidente embarcou para São Paulo, onde teria novos compromissos, e de onde parte no domingo para o Paraguai, para participar de um encontro de cúpula do Mercosul.

Ministra nega ter sido convidada para o cargo

No Rio, a ministra Dilma Rousseff negou que tivesse sido convidada para ocupar a Casa Civil. Ao chegar à solenidade de posse do novo diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Victor Martins, a ministra evitou falar com a imprensa alegando pressa. Mas disse que não podia fazer qualquer comentário de algo que desconhecia e que era fruto, segundo ela, de especulações.

- Vocês especulam (se referindo à imprensa) e eu é que vou comentar? A única coisa que eu sei é o que vocês colocaram nos jornais. Eu não tenho o que dizer - afirmou.

"Lula quer colocar um operador de projetos"

TARSO GENRO

"Só sei o que está nos jornais. Eu não tenho o que dizer"

DILMA ROUSSEFF

Legenda da foto: DILMA NA cerimônia de posse do novo diretor da ANP: ministra nega ter recebido convite para o cargo