Título: Mais da metade dos pesquisados conhece denúncias
Autor:
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O País, p. 5
Deste total, 40% acham que acusações são verdadeiras
BRASÍLIA. A pesquisa Ibope mostra que 58% dos entrevistados tomaram conhecimento das denúncias de corrupção no governo. Outros 41% disseram que não ouviram falar. Dos 58% que sabem das denúncias, 40% acreditam que elas são totalmente verdadeiras e 30%, mais verdadeiras do que falsas. Para 11%, as denúncias são mais falsas do que verdadeiras, e para 5%, totalmente falsas.
Conhecer as denúncias influi na avaliação do governo: enquanto o índice geral é de 35% de ótimo e bom, entre os que ouviram falar das denúncias, o percentual cai para 33%.
Houve alteração também na comparação entre o desempenho do governo Lula e o do governo Fernando Henrique. Embora ainda favorável a Lula (48% acham que o governo dele é melhor do que o anterior), houve uma queda de quatro pontos percentuais nesta avaliação; 27% dos entrevistas acham que está igual e 21% (em março eram 18%) consideram o governo Lula pior do que o de Fernando Henrique.
Comparada a uma pesquisa feita nos primeiros dois anos e meio do governo passado, a divulgada ontem mostra que Lula tem maior percentual de aprovação. Em maio de 1997, 49% dos entrevistados aprovavam o governo e 42% desaprovavam. Lula está hoje com 55% de aprovação e 38% de desaprovação.
- Fernando Henrique vivia um momento complicado, principalmente por causa do aumento baixo dado ao mínimo naquele ano. Subiu de R$112 para R$120 - pondera o consultor da MCI, Amauri Teixeira.
Apenas Serra garantiria segundo turno
Se as eleições presidenciais de 2006 fossem hoje, apenas o prefeito de São Paulo, o tucano José Serra, levaria a disputa com Lula para o segundo turno. Nas quatro simulações feitas pelo Ibope, Lula venceria os adversários, mas ficaria apenas nove pontos à frente de Serra, com 38% das intenções de votos.
O levantamento revela queda nas intenções de voto de Lula em relação a novembro de 2004, quando 42% votariam em Lula. Na primeira lista estimulada (em que se mostram os nomes dos concorrentes), Lula teria 38% das intenções de voto, Serra 29%; Garotinho, 9%; Cesar Maia 4% e Heloisa Helena 3%. Na outra simulação, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato tucano, Lula teve 40% contra 14% do paulista. O melhor cenário para Lula seria ter o governador de Minas, Aécio Neves, como adversário tucano. Nesta simulação, Lula obteve 41% das intenções de voto, contra 7% de Aécio. Garotinho teria 15%.
Um gráfico conjugando a intenção de voto em Lula e a avaliação do governo mostra que há um movimento muito similar entre os dois fatores. Quando a avaliação do governo cai, a intenção de voto apresenta queda na mesma proporção.
www.oglobo.com.br/pais