Título: 'MINTAM SIM, MAS COM SINCERIDADE!'
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O País, p. 8

O dramaturgo R. Jefferson inventou um personagem imaculado, que ele mesmo se encarregou de interpretar em temporada aleatória na Assembléia dos Deputados. Se tivesse usado máscara de cimento e concreto armado, teria sido capaz de expressar com mais delicadeza as idéias e emoções que seu rosto engessado não pode transmitir. Foi uma das piores interpretações já acontecidas naquele anfiteatro, onde se concentra a maior quantidade de canastrões do cenário político brasileiro.

No entanto, alguns jornalistas escreveram que teria sido ótima a sua atuação teatral, apesar do texto, dramaturgicamente superficial, em que denúncia e calúnia tornaram-se sinônimos pois que não contaram com a mediação de provas.

Quero convocar todos os artistas brasileiros, desde os mais geniais aos menos favorecidos pelo talento, para que façamos uma grande marcha estética sobre Brasília, à moda do MST, em defesa da dignidade da classe teatral, para exigirmos que os péssimos atores daquele cenáculo sejam obrigados, por lei, a voltarem às academias de arte dramática para um curso básico de verdade stanislavskiana.

Quem quiser mentir, que continue mentindo: mas com sinceridade!

AUGUSTO BOAL é autor e diretor teatral