Título: GENOINO: PT QUER AMPLIAR ALIANÇA COM O PMDB
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O País, p. 10

'José Dirceu saiu por escolha política dele e do presidente Lula'

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, José Genoino, disse ontem que, apesar da crise envolvendo os partidos da base, o PT pretende reforçar sua política de alianças com o PMDB e com os aliados tradicionais, como PCdoB e PSB.

- O PT continua defendendo para o nosso governo uma política de alianças ainda mais sólida, inclusive intensificando o diálogo com os partidos com os quais temos relações históricas e melhorando o relacionamento com o PL, que está consolidado desde o primeiro turno da eleição de 2002, mas sobretudo ampliando neste momento nossas relações com o PMDB - disse Genoino, ao fim da reunião do Campo Majoritário, grupo que domina a direção do PT.

Genoino não citou PP e PTB, mas disse que o PT continua defendendo a manutenção das alianças com os partidos que sustentam o governo Lula.

- Para governar o Brasil democraticamente, é necessária a política de alianças sólidas que fizemos e que foram benéficas para o Brasil, pois proporcionaram a aprovação de medidas importantes, como as reformas já feitas.

"Dirceu não está saindo porque é acusado"

Ao chegar à reunião do Campo Majoritário do PT, num hotel em São Paulo, Genoino disse ainda que José Dirceu não saiu da Casa Civil por causa das denúncias de corrupção, mas por uma opção pessoal para poder defender o partido das acusações.

- O ministro Dirceu não está saindo porque é acusado. Está saindo para defender o partido e para ajudar a bancada. Ele saiu por escolha política dele e do presidente Lula.

Genoino disse ainda, antes de ir para a reunião do Campo Majoritário, que a saída de Dirceu foi um gesto de "coragem, dignidade e grandeza", e que sua volta à Câmara é para "defender o PT, o governo e sua história política". Para Genoino, Dirceu é importante em qualquer lugar: no governo, na Câmara ou como o militante e dirigente que sempre foi.

Ele lembrou que esta não é a primeira vez que o PT enfrenta dificuldades nos 25 anos de fundação.

- A nossa tarefa agora será mobilizar o partido em todo o país na defesa do nosso patrimônio ético. O nosso coração é vermelho e quente, mas a nossa cabeça tem que estar fria - disse Genoino.

Genoino diz não ter cabimento a hipótese de Dirceu ter saído para atender a um "pedido" do deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ).

- Ele (Jefferson) nem tem autoridade para fazer qualquer pedido a alguém como o ministro José Dirceu.