Título: Dirceu é ovacionado em ato do PT pela ética
Autor: Adauri Antunes Barbosa e Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O País, p. 10

Saudado por cerca de duas mil pessoas, ex-chefe da Casa Civil afirma que o que está em jogo 'é o futuro do Brasil'

SÃO PAULO. Com a presença de todos os ministros do partido, incluindo Antonio Palocci (Fazenda) e Dilma Rousseff (Minas e Energia), cotada para ocupar a Casa Civil, o PT realizou ontem à noite em São Paulo um ato em defesa de seus valores éticos. Mais de duas mil pessoas encheram o salão de um clube no centro da cidade e transformaram o ato num grande evento de apoio ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu - ovacionando pela platéia - e aos dirigentes do partido acusados de envolvimento com as denúncias de pagamento do mensalão, como o tesoureiro Delúbio Soares e o secretário-geral Sílvio Pereira, que também estavam no palco armado para os convidados especiais da manifestação.

- O que está em jogo é o futuro do Brasil. As instituições e os valores que o nosso país têm hoje são fruto da nossa luta, inclusive o voto secreto, o voto da mulher, os direitos sindicais. Nós construímos esta democracia. Nunca estivemos do lado da ditadura, da opressão, da desigulaldade e dos que estiveram do lado do nazifascismo. Sempre estivemos do lado dos que lutaram contra a corrupção. Os que hoje tentam nos atingir estavam nos bancos dos réus, estavam do lado dos que assaltaram este país - disse Dirceu, a todo instante interrompido pela platéia com aplausos.

Segundo Dirceu, essas pessoas querem agora convencer o país de que o PT está do lado da corrupção. Quando entrou no salão, os petistas começaram a gritar "Dirceu, Dirceu, Dirceu é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo" e cantaram o Hino Nacional. Os petistas também gritaram o nome de Delúbio quando ele chegou. Apenas Palocci recebeu pequenas vaias ao chegar.

Legenda da foto: A PLATÉIA DO ATO pela ética: aplausos para os ministros petistas