Título: CRISE É DESTAQUE EM JORNAIS ARGENTINOS
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O País, p. 14

Saída de José Dirceu é noticiada em primeira página por toda a imprensa em Buenos Aires

BUENOS AIRES. A saída do ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, foi noticiada com grande destaque pelos principais jornais argentinos. Todos publicaram a informação em primeira página. "Renunciou o braço direito de Lula. É José Dirceu, o chefe de gabinete. Teve de abandonar o governo golpeado por denúncias sobre pagamento de suborno a deputados. Especula-se com mais afastamentos. Trata-se da maior crise que enfrenta Lula em 30 meses de governo", afirmou o "Clarín", o mais importante do país.

"Caiu o homem forte de Lula. José Dirceu teve de abandonar o cargo", informou o "La Nación", que publicou, em primeira página, uma foto do presidente brasileiro ao lado de seu ex-ministro. O jornal dedicou uma página inteira à crise política brasileira.

"Lulamento", intitulou o "Página 12". "Terremoto político no Brasil. Em meio à crise desencadeada por uma onda de denúncias por subornos e corrupção renunciou José Dirceu, chefe de gabinete de Lula e seu homem de maior confiança". "Renunciou o chefe de gabinete de Lula", afirmou o "El Cronista", jornal especializado em economia.

Em editorial publicado ontem, o "Financial Times" afirma que os investidores estrangeiros estão aguardando o desenrolar da crise para avaliar se ela afetará ou não a economia brasileira a médio prazo. O jornal britânico destacou o processo de desaceleração da economia, depois do crescimento em 2003 e 2004.

Ainda segundo o FT, o governo sairá enfraquecido da crise, mesmo se as denúncias contra o PT não forem comprovadas. Por isso, afirma que o presidente Lula dificilmente conseguirá aprovar reformas como fez nos dois primeiros anos de governo, ainda mais por 2005 ser um ano eleitoral.

Para BBC, Dirceu era tido como verdadeiro presidente

Para o "Financial Times", com o cenário econômico externo favorável, por causa da crise o Brasil está perdendo a chance de diminuir sua vulnerabilidade no mercado internacional.

Em sua versão online, o El Pais afirmou que Dirceu foi a primeira vítima dos ataques de Roberto Jefferson (PTB) ao governo. Segundo o jornal, ao aceitar a demissão do seu braço direito, Lula cumpriu a promessa de cortar na própria carne para fazer a reforma ministerial. No site da BBC, Dirceu é classificado como um homem que era tido como o verdadeiro presidente do Brasil. Para a BBC, Dirceu saiu do governo para que as denúncias não atinjam Lula.