Título: Assessor do PP é apontado como executivo do mensalão
Autor:
Fonte: O Globo, 19/06/2005, O País, p. 13

BRASÍLIA. A revista "Época" desta semana identifica mais um personagem do suposto esquema de pagamento de mesada para parlamentares da base governista: João Cláudio Carvalho Genu. Chefe de gabinete do líder do PP, José Janene, ele é apontado pela própria bancada como o principal executivo na operação do mensalão.

Segundo a revista, diferentemente da acusação feita pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), o dinheiro dos deputados do PP não seria entregue pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares. O partido teria um esquema de arrecadação semelhante ao do PTB. Apadrinhados indicados para cargos-chaves, como diretores na Petrobras, em Furnas, no IRB e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), arrecadariam o dinheiro, que segundo a reportagem, chegaria a Brasília com emissários ou Genu. Ele faria a entrega para os parlamentares em envelopes.

Os valores variavam de R$5 mil a R$30 mil, dependendo do político. Os pagamentos seriam feitos no apartamento do próprio Janene, conhecido como "a pensão", na liderança do PP na Câmara ou na casa que Genu mantém para festas no bairro Park Way, em Brasília.

Desde a denúncia do mensalão, Genu sumiu da Câmara e no escritório de Janene informa-se que ele não trabalha lá.