Título: DEPUTADOS AMERICANOS APROVAM SANÇÕES À ONU
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O Mundo, p. 35

Projeto, que vai ao Senado, corta pela metade as contribuições até que reformas sejam feitas

WASHINGTON. A Câmara de Representantes dos Estados Unidos, contrariando a vontade da Casa Branca, aprovou ontem um projeto de lei que reduz pela metade as contribuições americanas às Nações Unidas, para obrigar a organização a implantar reformas. Com 221 votos a favor e 184 contra, a medida está sendo vista como um castigo à ONU, que tem enfrentado problemas de gestão, escândalos de abuso sexual e corrupção.

O projeto - que tem futuro incerto no Senado - exige que a ONU realize cortes em alguns programas e prevê que os EUA suspendam seu apoio a novas missões de paz até que a organização aplique as reformas.

- Já temos resoluções e declarações suficientes. É hora de medidas punitivas - declarou o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Henry Hide, ao apresentar o projeto.

A medida tem forte apoio entre os republicanos, que não perdoam a ONU por negar apoio à invasão do Iraque. Já os democratas se aproximam mais do governo, defendendo as reformas, mas sem querer o bloqueio automático das contribuições. Os EUA são o principal contribuinte da ONU, destinando este ano US$438 milhões, fora US$2,5 bilhões para missões de paz e programas humanitários.