Título: VOLUNTÁRIOS AMERICANOS DEIXAM HAITI
Autor:
Fonte: O Globo, 18/06/2005, O Mundo, p. 36

Integrantes dos Corpos da Paz citam aumento da violência como causa

PORTO PRÍNCIPE. Os Corpos de Paz dos Estados Unidos suspenderam sua missão no Haiti e retiraram do país 16 voluntários por causa do aumento da violência. A evacuação do grupo ocorreu no início da semana com a deterioração da situação de segurança. Anteontem, dois soldados da missão de paz da ONU foram feridos - um em estado grave - num enfrentamento com pistoleiros num bairro pobre em Porto Príncipe.

Três semanas atrás, o Departamento de Estado dos EUA advertiu os cidadãos americanos sobre o perigo de viajar ao Haiti e ordenou que seu pessoal não essencial saísse do país. Washington alegou que não há forças policiais eficientes na maior parte do território haitiano, assolado por enfrentamentos armados e seqüestros desde a queda do presidente Jean-Bertrand Aristide em fevereiro de 2004. Desde setembro, quando os partidários do ex-presidente começaram a exigir agressivamente seu regresso do exílio, cerca de 700 pessoas já foram assassinadas, incluindo 40 policiais.

Os voluntários dos Corpos de Paz estavam trabalhando em projetos nas áreas rurais do país, incluindo desenvolvimento de pequenos negócios, assistência agrícola e prevenção à Aids.

- É frustrante para nós termos de partir - lamentou a porta-voz dos Corpos de Paz, Barbara Daly.

Segundo ela, a organização regressará ao país logo que a situação se estabilizar.

Força de paz da ONU tornou-se alvo de críticas

Por sua vez, a poucos dias da prorrogação de seu mandato no Haiti, a força de paz da ONU (Minustah), com 7.400 soldados na ilha caribenha, é alvo cada vez mais de críticas por sua incapacidade de conter a escalada de violência. O mandato da Minustah termina dia 24 e há negociações para adaptar a força para desempenhar um papel nas eleições do fim do ano. Seu comandante, o general brasileiro Augusto Heleno Ribeiro, pediu para ser substituído.