Título: AVESTRUZES NO PT
Autor: Helena Chagas
Fonte: O Globo, 20/06/2005, O País, p. 4

Há setores da oposição querendo ver o circo pegar fogo. Outros, os bonzinhos, querem Lula preservado - só que sangrando, fraco, sem chance em 2006. Lamentavelmente, é parte do jogo. Por outro lado, nada indica que será bem sucedida a estratégia petista de circunscrever o escândalo do mensalão ao terreno da luta política e convocar movimentos sociais para defender o governo.

Essa opção ficou nítida nos discursos do ministro demissionário José Dirceu e na reunião do fim de semana do diretório do PT, que decidiu manter intocáveis nos cargos o tesoureiro Delúbio Soares e o secretário Sílvio Pereira. Só que ignorar a dimensão policial da crise pode acabar se revelando atitude de avestruz, que esconde a cabeça e, não vendo nada, acha que ninguém o vê.

Afinal, existe uma denúncia e fartos indícios de desvio de recursos públicos para mesadas a políticos - ainda que nenhuma prova incriminando os petistas citados. Se não houvesse mensalão, a oposição não teria assunto. E, a essa altura, já está claro que as denúncias não vão mais cair no esquecimento. Não há, portanto, outro caminho a não ser investigar e explicar, seja qual for o cenário - que vai depender de uma série de perguntas que não querem calar:

A QUEM INTERESSA A RADICALIZAÇÃO? No momento, ao Planalto e ao PT, para tirar o foco das denúncias e tentar convencer as massas - que, sem dúvida, apóiam o presidente Lula - de que tudo isso é uma armação da oposição golpista que quer desestabilizar o governo. Com essas coisas, porém, não se brinca. Esse jogo perigoso abre espaço - aí sim - para um acirramento que pode levar à instabilidade e até a arranhões institucionais, coisa que, absolutamente, não aconteceu até agora. Quem não se lembra do último que convocou a população a ir às ruas vestida de preto? Deu no que deu.

QUEM ARRISCOU O PESCOÇO SEGURANDO DELÚBIO E SILVINHO? José Dirceu e José Genoino, sem dúvida. Ao segurarem nos cargos, contra a vontade de parte do governo e do próprio PT, o tesoureiro e o secretário do partido, atingidos pelas denúncias, Dirceu e Genoino viraram fiadores. Passam a idéia de que tudo o que esses personagens fizeram - se fizeram - terá sido com autorização da cúpula. Amarram a eles seus destinos, para o bem ou para o mal.

CPI CHAPA BRANCA VAI ATÉ ONDE? O céu é o limite. Quase todas as CPIs importantes e decisivas, quando começam, são chapa-branca. O governo sempre tem controle numérico da CPI neste momento, o que não quer dizer grande coisa diante de fatos novos. Televisionados, gravados e questionados o tempo todo em tempo real, seus integrantes acabam por não conseguir servir mais a dois senhores. E o senhor eleitor, em véspera de ano eleitoral, fala mais alto.

QUEM GANHA O DUELO ZÉ DIRCEU X BOB JEFFERSON? É a principal atração do Congresso nos próximos dias. Vai juntar gente para ver o primeiro encontro dos dois. Dirceu fará tudo para desqualificar e tirar credibilidade das denúncias do acusador e pode acabar virando os ventos a favor do governo - se é que Bob não tem mesmo qualquer prova e anda misturando verdades e mentiras. Só que, para ferir de morte o adversário, o ministro demissionário pode acabar também sucumbindo. Parece ser daquelas brigas em que os dois saem tão machucados que ninguém sobrevive. Lembrai-vos de Jader e Antonio Carlos Magalhães.

REFORMA MINISTERIAL RESOLVE? Resolver não, mas pode ajudar a melhorar. A saída de Dirceu tira o foco das denúncias de dentro do Planalto e organiza a tropa de choque governista no Congresso para a reação. Com isso, a situação fica infinitamente melhor para Lula, que não encontrou um Cristo do PT para fazer esse papel até agora. Mas a fragilidade política do governo continua enorme. Para controlar a CPI ou influir em seus rumos, o Planalto terá que reduzir o espaço do PT e aumentar o dos aliados na Esplanada. Com o PTB de Bob aos frangalhos, o PP e o PL no alvo, o principal parceiro terá que ser o PMDB.

O PMDB VAI? Pragmática, a ala governista do PMDB estava, até agora, com um pé em cada canoa. Queria esperar para ver antes de sacramentar nova aliança com o PT. Nas últimas horas, porém, viu que dá para pular dentro e ainda levar a ala oposicionista, só deixando de fora a turma do Garotinho. Em troca, uma penca de ministérios.

LULA DESISTIU DA REELEIÇÃO? Nem morto, apesar das afirmações em contrário. Lula sabe que é o maior patrimônio e cabo eleitoral do PT. E que até agora está blindado.