Título: Gil defende Lula e diz que demissões têm tamanho da crise
Autor: Isabela Bastos
Fonte: O Globo, 20/06/2005, O País, p. 5
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez ontem no Rio uma defesa emocionada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre as denúncias de corrupção no governo, Gil disse que é necessário defender o presidente "com unhas e dentes". Para o ministro, Lula fez o que era necessário diante das denúncias, inclusive as demissões de integrantes do governo:
- As medidas tomadas até agora são satisfatórias. São de acordo com o tamanho das denúncias. Se as suspeitas se aprofundarem, as investigações terão o mesmo grau. Polícia e Ministério Público já investigam; o próprio Congresso, através da comissão de ética; e o presidente, com demissões e propondo mudanças nos seus quadros de governança. Os instrumentos democráticos são esses.
O ministro discursou e cantou na inauguração de um parque em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, construído com o metal de armas apreendidas na Campanha Nacional do Desarmamento. Gil disse que enxerga na crise uma oportunidade de adiantar a reforma política:
- A reforma estava prevista para produzir resultados práticos em 2010. Ela pode vir a ser antecipada. Se fizermos uma digna do nome, produziremos uma revolução no país.