Título: MST pede investigação e protesta contra 'golpismo'
Autor:
Fonte: O Globo, 20/06/2005, O País, p. 9

SÃO PAULO. O Movimento dos Sem Terra (MST) divulgou carta no fim de semana protestando pelo que chamou de golpismo contra o governo Lula. No documento, o MST pede a apuração de todas as denúncias de corrupção "até as últimas conseqüências" e faz críticas à política econômica. Mas assume a defesa política do governo: "Somos contra a corrupção, mas também somos contra esse golpismo e por isso defendemos a apuração de todas as denúncias do governo Lula e dos governos anteriores", diz a carta.

O MST também está convocando seus militantes para uma passeata, em 1º de julho, durante o congresso da União Nacional dos Estudantes, em Goiânia. O protesto, segundo a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), será "contra o golpismo, a corrupção e por mudanças na política econômica".

Anteontem, o ministro demissionário da Casa Civil, José Dirceu, propôs que o partido se reaproxime dos movimentos sociais, principalmente do MST. Na carta, o MST diz que "está claro que a direita usou a situação para antecipar o calendário eleitoral. Ou eles investem de vez no enfraquecimento do governo e partem para consolidar uma candidatura, ou fazem um novo pacto, com o estabelecimento de políticas mais à direita e sem alteração na economia".

O MST afirma que o momento é decisivo por estar em jogo uma "disputa de projetos" e defende a mobilização para exigir do governo a demonstração "de que está ao lado do povo".