Título: ACM: 'SE APURAREM A FUNDO, UM TERÇO DA CÂMARA SAI'
Autor:
Fonte: O Globo, 21/06/2005, O País, p. 8

Senador diz que é 'muito fácil' saber quem recebia mesada

SALVADOR. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, disse ontem que se a Câmara decidir cassar o mandato dos parlamentares que recebiam o mensalão, pelo menos um terço das cadeiras ficará vaga. Quando surgiram as primeiras denúncias sobre o pagamento de mesada a parlamentares do PL e do PP, no início do mês, Antonio Carlos já tinha declarado que o mensalão era comentado na Câmara, que todos sabiam, mas não havia como provar.

- Se apurarem a fundo, pelo menos um terço sai. Isso vai ficar comprovado na CPI. É muito fácil identificar quem recebia o mensalão, basta observar quem melhorou de vida nos últimos tempos - disse Antonio Carlos, em entrevista ontem à TV Itapoã, em Salvador.

Para senador, caso confirma tese dos 300 picaretas

Para Antonio Carlos, os parlamentares implicados na denúncia confirmam a tese da existência, na Câmara, dos 300 picaretas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticara no passado, quando era deputado federal.

- São os mesmos que agora ele (Lula) incorporou à sua base - disse o pefelista.

Mas Antonio Carlos disse ser contrário à abertura de um processo de impeachment de Lula, por omissão no caso do mensalão.

- Não penso que seria bom para o Brasil uma punição a Lula. Ele deve terminar seu mandato para que a desilusão do povo com relação ao PT seja completa - disse.

Pefelista diz que prefere derrota nas urnas

Segundo Antonio Carlos, se tirarem Lula do poder vão dizer que foi golpe, que tiraram o presidente operário, por ser pobre e trabalhador:

- Não quero isso, prefiro a derrota nas urnas como castigo pelo PT ter enganado os brasileiros.

Sobre a saída de José Dirceu da Casa Civil, Antonio Carlos disse que é o resultado de o ex-ministro ter querido crescer mais do que o próprio presidente.

- Dirceu é um bom operador do governo, mas está pagando pelos amigos que pôs no poder - disse.