Título: MIGUEL ARRAES CONTINUA EM ESTADO MUITO GRAVE
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 21/06/2005, O País, p. 12

Presidente do PSB tem insuficiência respiratória, problemas cardíacos e infecção generalizada

RECIFE. É muito grave o estado de saúde do presidente do PSB, deputado Miguel Arraes. Ele está internado no Hospital Esperança, em Recife, com insuficiência respiratória, problemas cardíacos e infecção generalizada. Governador de Pernambuco por três vezes, o socialista foi internado na UTI na última sexta-feira com suspeita de dengue. No domingo, chegou a ser transferido para um apartamento, mas teve um acesso forte de tosse, passou a respirar com dificuldade e voltou para a UTI.

Ontem à noite, o hospital informou que o quadro clínico de Arraes permanecia grave mas com discreta melhora no estado geral. O deputado estava sedado, entubado e com um marca-passo externo. Segundo o boletim, assinado à noite pela médica Marisa de Andrade Lima, o coração do paciente "funciona espontaneamente não comandado pelo marca-passo no momento".

Todos os filhos de Arraes já estão em Recife. Médico de Arraes há mais de 50 anos, o clínico Ciro de Andrade Lima informou que de manhã a chance de sobrevivência do deputado era de apenas 5%. Com a mudança, por volta das 15h, as chances subiram para 15%.

Neto de Arraes, o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, cumpriu parte de sua agenda em Recife, mas cancelou o último compromisso e decidiu não viajar para Brasília. Ele recebeu à tarde um telefonema do presidente Lula, que prestou solidariedade à família.

- O quadro é difícil, mas estamos unidos na esperança de que ele possa ser revertido. Ela já enfrentou batalhas piores - disse o ministro.