Título: PARA TUCANOS, PRESIDENTE É UM ALIENADO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 3

CURITIBA e BRASÍLIA. Líderes tucanos reagiram ontem ao discurso do presidente Lula dizendo que ele está alienado e que o problema do Planalto é o PT, não a oposição.

- O problema do governo não é a oposição, é o próprio governo e o seu partido, que aparelhou o Estado. Esse aparelhamento exacerbado do Estado levou à ineficiência e por isso o governo não funciona. Levou a desvios de conduta, que precisam ser rigorosamente apurados e punidos. Cabe agora aguardar as investigações - disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

O líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP), reagiu ao discurso de Lula e acusou o presidente de tentar "tirar o corpo fora" ao dizer que a investigação das denúncias de pagamento de mensalão é atribuição exclusiva do Congresso.

- Lula é alienado e está tentando tirar o corpo fora passando a responsabilidade para o Parlamento. O pólo ativo da corrupção está no governo. Não adianta querer jogar sobre o Congresso toda a responsabilidade, pois ele tem a obrigação de procurar no governo os agentes ativos da corrupção.

O líder do PSDB disse que Lula deveria ter mais humildade, patriotismo e espírito público, pois não haverá estabilidade política se o Congresso não for respeitado. Goldman disse que interpretou como tentativa de intimidação a declaração de Lula afirmando que a oposição não sabe com quem está lidando.

- Sei perfeitamente com quem estou lidando. Já enfrentei gente muito mais complicada do que Lula neste País e não vou recuar agora - disse Goldman.

Ele repudiou a declaração de Lula de que "classes dominantes, elites e oposições" estariam conspirando para derrubar seu governo.

- Os maiores aliados deste governo são as elites dominantes. O sistema financeiro vem tendo os maiores lucros da sua história - completou o tucano.

Para o secretário-geral do PSDB, deputado Bismarck Maia (CE), as declarações do presidente contribuem para a percepção de que ele está despreparado para o cargo:

- Lula está fora da realidade porque as denúncias de corrupção não atingem só o Legislativo, mas o Executivo também. Os esquemas de propina passam pelas estatais do governo Lula.

O senador José Jorge (PFL-PE) afirmou que é uma "meia verdade" a frase de Lula de que ninguém tem mais autoridade do que ele para combater a corrupção. Para o parlamentar, o presidente tem um passado que lhe permitia combater a corrupção, mas sua atitude atual não lhe confere tal autoridade:

- Desde o início do processo, com o escândalo Waldomiro Diniz, a gravação com Maurício Marinho e a entrevista de Roberto Jefferson, o governo tem tentado impedir que a CPI dos Correios funcione.