Título: Coordenação deve ficar com Jaques Wagner e reforma pode ser ampla
Autor: Gerson camarotti e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 4

Segundo assessores, Lula pode acabar substituindo até dez ministros

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou ontem a primeira peça da segunda etapa da reforma ministerial, que deve ser anunciada na próxima semana. O ministro Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social) deve acumular funções da coordenação política do Palácio do Planalto. No modelo analisado nos últimos dois dias por Lula, o ministério da Coordenação Política, ocupado por Aldo Rebelo, seria extinto e suas atribuições passariam para Wagner.

Segundo assessores, até ontem pensava-se numa mudança envolvendo pelo menos dez ministros. Lula pode usar como argumento a saída de ministros que desejam disputar as eleições de 2006 - os candidatos terão que deixar o governo em abril. Com esse critério, poderia mexer no primeiro escalão sem constrangimentos e teria justificativa para tirar ministros com fraco desempenho.

Entrariam na lista o ministro da Previdência, Romero Jucá, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Em conversas reservadas, Lula disse ontem que a saída de Dirceu deve facilitar as resistências para uma reforma ministerial ampla.

- Com a saída de Zé (Dirceu) ninguém pode me cobrar nada. Perdi um dos meus principais ministros. Está na hora de todos entenderem que o governo precisa mudar a cara. Só temos agora um ano e meio - disse Lula a um graduado petista.

O presidente quer definir o novo organograma do Planalto. Ao que tudo indica, a Secretaria de Assuntos Parlamentares, hoje subordinada ao Ministério da Coordenação Política, passaria a ser administrada por Wagner. A secretaria tem como principais tarefas a liberação de emendas e o acompanhamento de votações no Congresso. O presidente ainda não bateu o martelo.

Ontem, na viagem a Luziânia, Lula sondou formalmente Jaques Wagner, chamado de última hora para acompanhá-lo.

- Galego, você me ajudaria nas atribuições políticas do Planalto? - perguntou Lula, segundo auxiliares.

Na solenidade de posse de Dilma, Wagner foi elogiado:

- É um excelentíssimo nome para articulador político - disse Tarso Genro (Educação).

- Haverá um ministro como articulador político. Mas esse desenho do Planalto está sendo feito pelo presidente Lula, que deverá fazer uma ampla reforma - disse o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda.

Já o ministro Olívio Dutra (Cidades) brincou com as especulações de que poderá dar lugar a um indicado do PMDB:

- Durmo com a consciência tranqüila - disse.

Ciro Gomes pode substituir Humberto Costa na Saúde

Lula mostrou um quadro com as mudanças que pensa em fazer. Além de Aldo, Jucá e Henrique Meirelles, Lula analisa a saída, no PT, dos ministros Humberto Costa (Saúde), Olívio Dutra (Cidades), José Fritz (Secretaria da Pesca), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). Também cogita-se substituir Marina Silva (Meio Ambiente), caso ela decida disputar o governo do Acre ano que vem. Nos outros partidos, a disposição é a mesma. Por esse critério, sairiam os ministros Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia) e Eunício Oliveira (Comunicações).

E voltou a ganhar força a troca de Humberto Costa por Ciro Gomes (Integração Nacional). A ampliação do espaço do PMDB também está definida. O partido pode ficar com a pasta de Minas e Energia e Integração Nacional, além de manter Previdência e Comunicações. Mas Lula não chamou a cúpula do PMDB para tratar do assunto.

Ibope: mensalão prejudica imagem de Lula também

Pesquisa diz que Jefferson, Valdemar, PT e PTB foram atingidos

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP), o PTB e o próprio Roberto Jefferson tiveram suas imagens prejudicadas depois do depoimento deste último no Conselho de Ética da Câmara, em 14 de junho. De acordo com pesquisa telefônica feita pelo Ibope nos dias 16 e 17 de junho, com 1.400 entrevistados, a imagem do PT piorou para 52% dos entrevistados e a do presidente Lula, para 39%. A pesquisa, encomendada pelo PL, aponta o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, Jefferson e o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu como os políticos com maior envolvimento no suposto pagamento do mensalão.

A imagem do PTB ficou pior para 46%, a de Jefferson para 52% e a do PL, para 44%. Para 14% dos 1.400 entrevistados, Lula corre o risco de perder o mandato por causa do escândalo do mensalão. Mas a maioria (43%) acha que é cedo para opinar, enquanto 41% avaliam que não há risco de impeachment de Lula.

Pela pesquisa, com margem de erro de 2,6 pontos para mais ou para menos, as denúncias sobre o mensalão são totalmente verdadeiras para 24% e mais verdadeiras que falsas para 37%. Elas são mais falsas que verdadeiras para 17% e totalmente falsas para apenas 10% dos ouvidos. Os principais envolvidos com o mensalão, de acordo com os entrevistados, são: Delúbio Soares, 59%; Roberto Jefferson, 56%; José Dirceu, 55%; Valdemar Costa Neto, 47%; José Janene, 45%; Pedro Correa, 43%; Sandro Mabel, 41%; e o presidente Lula, 24%.

Para 43% dos ouvidos muitos deputados de todos os partidos recebiam, e 47% acham que alguns deputados de todos os partidos recebiam.

Legenda da foto: WAGNER AO lado de Lula: cotado para assumir coordenação política