Título: COM A BÊNÇÃO DE DIRCEU
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 9

Pelas mãos do ex-ministro, Delúbio e Sílvio cresceram no PT

SÃO PAULO. O secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, e o tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que hoje estão no foco das denúncias sobre o mensalão, são burocratas que ascenderam na hierarquia partidária pelas mãos do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Delúbio, que iniciou a militância em Goiás, foi alçado à Secretaria Sindical do PT em 1995, depois da posse de Dirceu como presidente do partido. Em 2000, assumiu a Secretaria de Finanças, função que já havia exercido na Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele foi o responsável pelas contas de campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989, 1998 e 2002.

As primeiras suspeitas contra o tesoureiro surgiram pouco depois da posse de Lula, quando dezenas de aviões pousaram na região de Buriti Alegre (GO), cidade natal de Delúbio, para a tradicional festa de Santo Reis promovida pela família Soares, em janeiro de 2003.

Depois, foi acusado de intermediar contratos do governo com a máfia dos Vampiros no Ministério da Saúde. Na seqüência, Delúbio foi envolvido no uso de verbas do Banco do Brasil para a compra de convites para um show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, em benefício do PT, em Brasília.

Agora, Delúbio é acusado pelo deputado Roberto Jefferson de recolher dinheiro de empresários e para pagar mesadas a deputados da base aliada do governo. Delúbio nega as acusações.

Formado em sociologia, Silvio Pereira foi secretário de Organização do PT quando Dirceu foi presidente do partido. Era responsável, entre outras coisas, por traçar mapas eleitorais detalhados sobre a situação do PT e a de aliados em cada estado brasileiro. As informações municiavam Dirceu. Com isso, intensificou o contato com as lideranças do partido.

Pereira assumiu a secretaria-geral no ano passado, em substituição ao deputado Jorge Bittar (RJ). A secretaria-geral é o segundo cargo executivo na hierarquia petista. Durante a montagem do governo Lula, Pereira foi responsável por levantar todos os cargos de livre contratação do governo e negociar indicações com partidos aliados e lideranças regionais do PT.

Segundo Jefferson, chegou a ter uma sala ao lado da de Dirceu no Palácio do Planalto e indicava petistas para a montagem de esquemas de corrupção em órgãos governamentais.

"(Delúbio) chegou e disse: Eu gostaria de ajudar a desencravar uma unha de algum companheiro aí que esteja precisando"

"Não entendi como ainda não investigaram o Correio Aéreo Noturno do seu Silvinho (Silvio Pereira)"

ROBERTO JEFFERSON