Título: 'Roberto, saia da toca, mostra o fim da história'
Autor: Isabel Braga e Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 11

Miro depõe no Conselho de Ética, confirma encontro com Jefferson e o desafia a revelar todo o teor da conversa

BRASÍLIA. Em depoimento ontem no Conselho de Ética da Câmara, o deputado Miro Teixeira (PT-RJ) confirmou ter conversado duas vezes com o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre o pagamento do mensalão e fez nova cobrança ao petebista: que ele revele todo o teor da conversa que tiveram em dezembro de 2003. E parafraseou o petebista, que em seu depoimento cobrara a saída de José Dirceu do Ministério:

- Roberto, saia dessa toca. Mostra o final da história - disse, contando que a conversa está pela metade:

- Quando alguém reproduz um diálogo, não pode dizer só o que lhe interessa. Ele diz que viu uma reunião e depois negou.

Os deputados sugeriram que Miro revelasse esse conteúdo em reunião secreta, mas o deputado disse que não modificaria seu testemunho. Repetiu que cabe a Jefferson revelar os fatos. O presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que isso poderá levar a nova convocação de Jefferson. O conselho também decidirá sobre o convite ao deputado José Dirceu (PT-SP).

Antes do depoimento, Miro se reuniu com Dirceu por 40 minutos. A tática de Miro e dos governistas da comissão foi mostrar que Jefferson mente e já mentiu em outras ocasiões, como na crise do governo Collor.

- Se tudo o que ele fala for verdade, temos que rever o impeachment do Collor - disse Miro, lembrando que Jefferson foi um dos poucos a ir à tribuna para defendê-lo.

Para a oposição , o depoimento de Miro foi importante:

- Ele deixou claro que tem que investigar e qualificou o depoimento de Jefferson - disse Gustavo Fruet (PSDN-PR).

www.oglobo.com.br/pais

Legenda da foto: MIRO NO CONSELHO: antes, o deputado se reuniu com Dirceu