Título: CONTRATOS DA ELETRONUCLEAR SERÃO INVESTIGADOS
Autor: Jailton de Carvalho e Roberta Canetti
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 14

BRASÍLIA. O Ministério Público Federal investigará os contratos da Eletronuclear com a construtora Marte Engenharia, que teria entre seus donos Marcus Vinícius Vasconcelos, o genro do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Procuradores de Brasília encarregados de investigar denúncias de corrupção em estatais pediram ontem que a Procuradoria da República no Rio abra investigação criminal para destrinchar as relações comerciais da Eletronuclear com a Marte.

Os investigadores já têm cópias de processos de licitação da estatal vencidos pela Marte. A Eletronuclear está na lista de empresas que tinham em postos de comando homens de confiança do PTB, em especial de Jefferson. O próprio Vasconcelos trabalhava como assessor da estatal, indicado pelo sogro.

A home-page da Marte Engenharia dá uma mostra da importância das estatais para a empresa. Um gráfico mostra que, em 2002, a Eletronuclear respondia por 48% de todos os contratos da construtora. Figuram ainda no rol de clientes Furnas, Eletrobras e Eletronorte.

Não é a primeira vez que o nome do genro de Jefferson surge nas apurações. Ele já vem sendo investigado em outras frentes. Uma delas é o inquérito destinado a esmiuçar as relações entre corretoras e o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), que também era comandado por gente de confiança do PTB.

Vasconcelos é sócio de uma das seguradoras credenciadas no IRB e foi funcionário da Assurê, corretora que está sendo investigada. Além disso, é ligado a Henrique Brandão, o empresário que teria pressionado o ex-presidente do IRB Lídio Duarte a repassar mesada de R$400 mil para o PTB.

O nome de Vasconcelos também aparece no inquérito dos Correios. Numa das gravações em que aparece recebendo propina, o ex-chefe de compras da estatal Maurício Marinho diz que Vasconcelos era um de seus contatos no PTB.

Também ontem, o Ministério Público anunciou que pedirá à nova chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cópias de todos os contratos de publicidade firmados pelo Planalto e pelos ministérios. O pedido já havia sido feito antes, mas a foi recusado.