Título: DESMANCHE NO MORRO
Autor: Laura Antunes
Fonte: O Globo, 22/06/2005, Rio, p. 16

Polícia encontra carros roubados, carcaças e peças

Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) encontraram ontem, no Morro da Pedreira, em Costa Barros, uma área usada por traficantes como desmanche de carros roubados. Pelo menos dez motores, oito carcaças e quatro veículos inteiros roubados foram descobertos. A maioria das peças apreendidas era de automóveis importados.

Os carros eram desmontados numa localidade conhecida como Barraquinho. Os bandidos, após pegarem as peças que lhes interessavam, incendiavam as carcaças. Foram encontrados dois Monzas, uma Brasília e um Gol, além de motores, bancos e outras peças de veículos como Astra, Blazer e Toyota.

O esquema da quadrilha foi revelado no dia anterior. Três homens presos com duas pistolas e uma granada, numa ação do Serviço Reservado (P2) do batalhão, confessaram que roubavam os veículos, posteriormente repassados para o tráfico. Cada um deles era vendido por R$300. Os carros deveriam ser sempre de quatro portas e com motor potente.

Os policiais já vinham há alguns meses investigando a quadrilha. Um homem ficava sempre na parte baixa do morro e, com um radiotransmissor, alertava o restante do grupo para a hora de agir. Na passarela que leva à estação do metrô de Acari, os bandidos também acompanhavam a movimentação de motoristas.

Quando os policiais chegaram ao lugar do desmanche, que é cercado de barracos, flagraram dois homens mexendo nas peças. Eles foram levados para a 39ª DP (Pavuna), onde negaram envolvimento com a quadrilha. Dentro de um dos barracos, a polícia encontrou uma espingarda. Foram precisos dois caminhões para retirar do morro as peças apreendidas.

Para chegar ao local, os policiais tiveram que montar uma grande operação. Várias equipes fizeram a segurança de um caminhão da Comlurb. Do alto do morro, traficantes acompanhavam toda a movimentação. Numa rua próxima, eles transitavam livremente.

Legenda da foto: PMS NO lugar do desmanche, no Morro da Pedreira: a maioria das peças era de carros importados