Título: BUSH IRÁ AO VIETNÃ EM 2006 DURANTE CÚPULA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O Mundo, p. 31

Visita de premier do país à Casa Branca celebra reaproximação

WASHINGTON. Uma visita do primeiro-ministro do Vietnã à Casa Branca ontem selou de vez a reaproximação entre seu país e os EUA, 30 anos após o fim da sangrenta guerra que opôs americanos e vietnamitas nas décadas de 60 e 70. Em retribuição, o presidente George W. Bush anunciou que participará em 2006 da cúpula anual do Fórum Econômico Ásia-Pacífico, que será realizada no Vietnã.

A visita do premier Phan Van Khai - a primeira de uma autoridade vietnamita de seu nível aos EUA - marca os dez anos de restabelecimento de relações plenas entre Washington e Hanói. Em 2000, o presidente Bill Clinton esteve no Vietnã.

EUA apóiam ingresso vietnamita na OMC

Bush anunciou o apoio americano à pretensão vietnamita de entrar para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e exortou o país do Sudeste Asiático a ampliar a liberdade de culto e os direitos humanos. O presidente também agradeceu pelos esforços de Hanói para encontrar os restos mortais de soldados americanos desaparecidos em ação durante a guerra.

- É muito confortante para muitas famílias aqui nos EUA entender que o governo está fornecendo informação para ajudar a fechar esse triste capítulo de suas vidas - afirmou Bush.

Khai afirmou que sua visita mostra que o Vietnã e os EUA entraram numa nova fase de desenvolvimento:

- Permanecem diferenças entre nossos países devido às condições diferentes que temos, diferentes histórias e culturas - disse o premier vietnamita.

Do lado de fora da Casa Branca, grupos de manifestantes com bandeiras do antigo Vietnã do Sul protestaram contra a visita de Khai.