Título: AERONAVE A ENERGIA SOLAR É LANÇADA
Autor:
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 32

Grupo privado quer provar que tecnologia serve para viagens interplanetárias

PASADENA, Califórnia. Uma espaçonave experimental construída com recursos privados e movida a energia solar foi lançada ontem de um submarino no Mar de Bárents, ao norte da Rússia. A Cosmos 1 estava acoplada a um míssil balístico intercontinental adaptado que subiu ao espaço do submarino, convertido em base de lançamento.

A missão de US$4 milhões foi financiada por um grupo de entusiastas de viagens espaciais da Sociedade Planetária que esperam revigorar a exploração do Universo com sua espaçonave movida a energia solar. A Cosmos 1 é a primeira do tipo e a sociedade espera provar a possibilidade de usar a luz do Sol como fonte de energia para as viagens no espaço.

- Nosso papel é o de sonhadores e instigadores detrás dessa espaçonave - disse Emily Lakdawalla, assistente de operações do projeto. - É uma tecnologia muito promissora, mas ninguém está tentando usá-la no espaço. Tudo que estamos tentando fazer é demonstrar que a tecnologia pode funcionar.

O projeto começou como um sonho dos fundadores da Sociedade Planetária, os astrônomos Carl Sagan e Louis Friedman, que também era escritor de ficção científica e propôs enviar uma espaçonave movida a energia solar contra o cometa de Halley quando trabalhava na Nasa nos anos 70. Ambos já morreram.

A Cosmos 1, de apenas 100 quilos, foi construída pela companhia russa NPO Lavochkin. O foguete a levará a uma órbita a 885 quilômetros da Terra, onde ela permanecerá por vários dias para aclimatar seus instrumentos antes de abrir suas "velas" repletas de sensores de captação de energia solar.