Título: De volta à vida de deputado, Dirceu se despede das regalias de ministro
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 23/06/2005, O País, p. 3

Petista perde segurança particular e terá que desocupar casa no Lago Sul

BRASÍLIA. Em seu primeiro dia sem o aparato de segurança à disposição de um ministro de Estado, José Dirceu (PT-SP) procurava se adaptar ontem à vida de deputado. Ele acordou cedo e voltou a caminhar pelos arredores da Península dos Ministros, onde mora numa casa funcional que terá que desocupar. Mas desta vez estava só, sem a companhia de seguranças ou do personal trainer. Perguntado por que estava correndo sozinho, sem os acompanhantes habituais, respondeu:

- Não tenho mais seguranças. Agora caminho sozinho...

Preocupado em providenciar um novo endereço na quadra de apartamentos funcionais da Câmara, já que a casa que ocupa deve ser destinada à ministra Dilma Roussef, Dirceu já lamentava o fato de ter de se despedir das caminhadas no Lago Sul, bairro nobre onde fica a Península dos Ministros. Os apartamentos funcionais dos deputado ficam no Plano Piloto, a cerca de 10 quilômetros do Lago.

- Não sei se vou continuar caminhando por aqui. Gosto muito, mas vai ficar um pouco longe. Estou esperando a reforma do apartamento para onde vou - disse.

Ontem mesmo a substituta de Dirceu, Dilma Rousseff, começou a desmontar a equipe deixada pelo antecessor. Dilma acertou a demissão do braço direito de Dirceu, o secretário-executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, que voltará à Câmara para trabalhar com o ex-ministro.