Título: CESAR DECIDE VETAR HOTÉIS EM APA
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 23/06/2005, Rio, p. 15

Legalização de puxadinhos em coberturas também está descartada

O prefeito Cesar Maia disse ontem que vetará os dois projetos aprovados nas últimas semanas pela Câmara de Vereadores, de autoria da Comissão de Assuntos Urbanos, propondo mudanças urbanísticas na Barra da Tijuca. Um deles liberaria a construção de hotéis, centros de convenções e prédios residenciais e comerciais de até cinco andares em parte da Praia da Reserva.

A proposta foi alvo na semana passada de protestos de ambientalistas e moradores da Barra que temem a degradação da reserva, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Marapendi. Devido à reação, o presidente da comissão, Luiz Guaraná (PSDB), um dos autores do projeto, recuou e anunciou que apresentaria outra proposta, radicalmente oposta, para a área. Hoje, apenas prédios de até três andares são permitidos.

O outro projeto que o prefeito decidiu vetar legalizaria os puxadinhos das coberturas de prédios do Jardim Oceânico, do Tijucamar e do Recreio dos Bandeirantes ao permitir que construções ocupem toda a área disponível no último andar. Hoje, apenas a metade da área pode ser ocupada.

Segundo Cesar, mudanças que possam trazer lucros para os proprietários só podem ser autorizadas caso a legislação preveja contrapartidas financeiras para a prefeitura. O que, segundo o prefeito, não é o caso dos dois projetos.