Título: OPERAÇÃO MATA 76 REBELDES AFEGÃOS
Autor:
Fonte: O Globo, 23/06/2005, O Mundo, p. 33
Bombardeio e combate estão entre os mais pesados desde a queda do Talibã
CABUL. Tropas americanas e afegãs, apoiadas por aviões e helicópteros, atacaram um reduto guerrilheiro no sul do Afeganistão matando 76 rebeldes, em dois dias de uma grande operação coordenada. O episódio foi considerado um dos mais sangrentos desde a queda do regime fundamentalista islâmico Talibã, em 2001. Dois soldados afegãos morreram e seis americanos ficaram feridos.
Embora os militares americanos tenha anunciado as mortes de cerca de 50 rebeldes, o general Mohammad Ayoub Salangi, comandante da polícia em Kandahar, informou que 76 rebeldes talibãs foram mortos desde terça-feira. O próprio Salangi enviou 400 homens para enfrentar militantes talibãs que tomaram o distrito de Mian Nishin na semana passada.
- Os corpos dos rebeldes e suas armas estão espalhados por todo Mian Nishin - disse.
A operação foi realizada na região em que as províncias de Kandahar, Zabul e Uruzgan se encontram. Foram usadas aeronaves A-10 "destruidoras de tanques", jatos britânicos Harrier e helicópteros americanos de ataque Apache na ofensiva, entre outros.
- Foram os mais pesados bombardeios e combates que eu vi desde a queda do Talibã - disse o subcomandante da polícia de Kandahar, general Salim Khan, acrescentando que 30 homens foram capturados, entre eles dois líderes rebeldes. - Seus acampamentos ficaram arrasados. Havia cadáveres por toda parte.
Centenas de pessoas morreram no Afeganistão numa escalada da violência nos últimos meses, despertando preocupações com as eleições parlamentares de 18 de setembro. Forças americanas e afegãs informaram ter matado mais de cem rebeldes nessa mesma região do sudoeste do país na semana passada.