Título: JORNAL FALA EM 'TERRA DA COMISSÃO'
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 24/06/2005, O País, p. 8

'Miami Herald' afirma que governo está pagando por seus erros

O escândalo do mensalão foi destaque ontem no jornal "The Miami Herald" e na edição desta semana da revista britânica "The Economist". Ambos os textos se mostram céticos para com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O título da reportagem do "Miami Herald" é "Terra da comissão encara a conta"; já a "Economist" duvida que o presidente queira mesmo fazer as reformas que diminuiriam a possibilidade de corrupção.

"Se Lula realmente quisesse limpar o Estado, ele o emagreceria", afirma a revista, que sustenta que Lula e o PT acreditavam que "suas boas intenções" ao assumir o governo já eram elas mesmas uma reforma.

Por isto, conclui a revista, a postura do governo "serviu aos políticos tradicionais, que continuaram a explorar um Estado inchado para seus próprios fins. As falhas nesta abordagem podem estar ficando claras para Lula. Tarde demais, talvez."

O "Miami Herald" destaca o fato de Lula ter estabilizado a economia enquanto manteve "um olho na sua base populista". Mas a reportagem acredita que possar ser "difícil para Lula da Silva escapar do sopro do escândalo, com alguns brasileiros e políticos perguntando: se ele sabia (do esquema do mensalão), por que não o parou? E, se não sabia, está apto a governar?"