Título: FILHA DE GENOINO DESABAFA EM CARTA
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 24/06/2005, O País, p. 8
'Meu coração está em frangalhos'
BRASÍLIA. Um dos raros petistas presentes à já tradicional festa junina oferecida pelo senador José Jorge (PFL-PE), anteontem, o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), não conseguiu empolgar-se com o som do forró nem esconder o abatimento com a crise que atingiu o governo Lula. Disse estar particularmente preocupado com as acusações feitas ao presidente do PT, José Genoino, pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).
Ontem, o senador revelou, emocionado, uma das razões que o fizeram "desmontar" na véspera: o teor de uma carta que recebeu da filha de Genoino. Miruna, de 23 anos, professora, descreveu em duas páginas os sentimentos vividos nas últimas semanas pela família.
- Eu confio no Genoino - afirmou numa roda de conversas. - Tenho convicção de que não está envolvido.
Na semana passada, Genoino telefonou para Mercadante emocionado, porque Miruna interpretara uma entrevista do senador como um rompimento entre ele e o pai. Mercadante telefonou para Miruna para desfazer a impressão, apoiando Genoino. Ela decidiu, então, enviar ao amigo a carta e o autorizou a divulgá-la.
Na carta, Miruna desabafa. Confessa que tem "o coração em frangalhos" mas reitera a profunda admiração pelo pai. Ela começa lembrando da infância, quando a política lhe roubava os momentos de convivência com o pai.
"Em todos estes momentos (...) eu pensava que valia a pena, porque a causa dele era justa." E prossegue: "Meu coração está em frangalhos com o que está acontecendo. Não só pela questão política em si, pelos danos que esse escândalo possa causar ao governo ou ao PT, mas por perceber que o que meu pai lutou a vida inteira para defender possa estar sendo desconsiderado".