Título: GASTOS COM PATROCÍNIOS NOS CORREIOS CRESCEM
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 24/06/2005, O País, p. 10 e 11

De junho de 2004 a junho deste ano valor foi de R$14 milhões

BRASÍLIA. Apontado pelo ex-chefe do Departamento de Contratações dos Correios Maurício Marinho, em depoimento à CPI, como um dos focos de irregularidades na administração da estatal, o volume de patrocínios concedidos pelos Correios cresceu muito nos últimos anos. Entre 30 de junho de 2004 e 8 de junho deste ano, a estatal destinou R$14,142 milhões a patrocínios culturais e esportivos. Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, os gastos com patrocínios em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, foram de aproximadamente R$2 milhões.

O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), informou que a comissão já está investigando o caso. Segundo ele, foram solicitados contratos que a estatal fez em diversas áreas. A Controladoria-Geral da União também faz uma auditoria em 600 contratos dos Correios.

- Já pedimos todos os contratos de patrocínios dos Correios. Se algum não vier, vamos estranhar - disse Serraglio.

Este ano, valor gastocom patrocínios foi maior

Segundo levantamento feito pelo gabinete do deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ), integrante da CPI, só no segundo semestre de 2004 foram firmados 45 acordos pelos Correios. Os valores oscilam de R$20 mil, patrocínio dado ao projeto cultural 34º Festival da Canção de Boa Esperança, a R$1 milhão para o projeto Rondon. O segundo maior valor de patrocínio concedido no segundo semestre do ano passado foi para a Orquestra Filarmônica do Piauí: R$595.700.

No primeiro semestre deste ano, o número de patrocínios foi menor, 16, mas o valor gasto foi maior: R$7,8 milhões. Mais da metade dos recursos, R$4,5 milhões, foi investida num único projeto: o patrocínio da temporada 2005 da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

No depoimento na CPI, Marinho pediu que a comissão fizesse uma auditoria nos contratos na área de publicidade e propaganda dos Correios, vinculados à Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República. Segundo a assessoria de imprensa dos Correios, desde os governo do presidente João Figueiredo a estatal submete à Presidência consulta sobre contratações na área de publicidade e propaganda.