Título: Amigo do homem, inimigo do tráfico
Autor: Carlos Vasconcelos e Chico Otavio
Fonte: O Globo, 25/06/2005, Economia, p. 27

Receita cria unidade de cães farejadores

VITÓRIA. A Receita Federal espera que os quatro filhos de Brida e Rudi tenham puxado aos pais. O casal é formado por cães farejadores da raça pastor belga malinois, a mais eficiente do mundo, usada por polícias de diversos países e pela segurança da Casa Branca. Com o macho Eros e as fêmeas Jade e Ide, eles formam a recém-criada unidade K9 de cães farejadores da Receita Federal. O grupo será ampliado a partir de cruzamentos geneticamente selecionados e será treinado para a busca de drogas. Futuras gerações poderão buscar dinheiro, armas e munições, entre outros.

Três dos cinco cães usados como matrizes do projeto foram doados por empresas aéreas e pertenciam a um antigo grupo de farejadores da própria Receita, em Guarulhos, que estava desativado. Os outros dois foram comprados este ano em Brasília. Um reprodutor dessa raça pode custar até US$20 mil.

A idéia partiu do chefe do Núcleo de Repressão ao Contrabando de Vitória, Carlos Henrique Xavier, que nas horas vagas é criador de cães.

¿ O Brasil é muito atrasado nesse campo ¿ diz Xavier, afirmando que a Receita pretende construir um canil-escola perto do aeroporto de Vitória, com três mil metros quadrados, auditório para treinamento dos condutores, obstáculos para cães e dois berçários para os filhotes.

Segundo Xavier, as autoridades do país usam muito mal os cães farejadores:

¿ Eles não treinam todo dia, têm mais de um condutor e não são selecionados geneticamente.

No canil da Receita, os filhotes passarão por testes de aptidão para a busca. Os reprovados serão doados para servir de cães de guarda. A instituição vai fornecer cães para outras unidades do país. Os farejadores são treinados com brinquedos recheados com drogas.

¿ Os cães serão muito úteis no combate ao tráfico ¿ conta Xavier. (Carlos Vasconcellos)