Título: EVENTO DISCUTIRÁ RELAÇÃO ENTRE IMPRENSA E PODER
Autor:
Fonte: O Globo, 28/06/2005, O País, p. 12

Seminário em comemoração aos 80 anos do GLOBO vai debater a cobertura em momentos de crise política

A relação entre imprensa e poder foi o tema escolhido para o primeiro evento da série ¿Encontros O GLOBO Especial 80 anos¿, em comemoração ao aniversário do jornal. O seminário, que será realizado nesta quinta-feira, às 18h, no auditório do GLOBO, reunirá alguns dos mais importantes nomes do jornalismo brasileiro, como o ex-assessor de imprensa do presidente Lula Ricardo Kotscho e jornalistas do GLOBO, como o colunista Merval Pereira, o diretor da Infoglobo Comunicações em Brasília, Jorge Bastos Moreno, e o articulista Luiz Garcia. O editor executivo do jornal Luiz Antônio Novaes, o Mineiro, será o mediador. A entrada é franca.

O debate sobre imprensa e poder é o primeiro de quatro eventos da série ¿Encontros O GLOBO Especial 80 anos¿, em que serão discutidos temas ligados ao jornalismo. Os outros três seminários serão dedicados, na ordem, ao colunismo, às grandes reportagens e à evolução da publicidade no jornalismo impresso.

Encontros discutirão temas relacionados ao jornalismo

A gerente da Agência O GLOBO, Regina Eleutério, fala sobre a importância da série de eventos especiais programada para o aniversário do jornal:

¿ O objetivo desses encontros é, no ano dos 80 anos do GLOBO, discutir diferentes temas relacionados ao jornalismo que estão cada vez mais próximos dos leitores. São questões já levantadas com freqüência por eles na seção diária de cartas do jornal ¿ afirma Regina.

Mineiro, que será mediador do primeiro encontro, considera o tema ¿A imprensa e o poder¿ especialmente atual no cenário de crise política vivido pelo país.

¿ O relacionamento entre a imprensa e o poder é sempre um tema fascinante, mais ainda diante da crise atual. A qualidade dos participantes, entre eles um ex-assessor de imprensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , é garantia de um bom debate ¿ diz o editor-executivo.

Em discussão estarão os desafios do relacionamento da imprensa com o poder, os limites éticos no dia-a-dia com as fontes e as armadilhas a serem evitadas para assegurar, diariamente, informação com qualidade e credibilidade.

¿A crítica é da natureza do jornalismo¿, diz Kotscho

O palestrante Ricardo Kotscho deixou o comando da Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República em dezembro do ano passado. Em sua palestra, ele pretende mostrar os dois lados da relação entre a imprensa e o poder. Durante o tempo em que trabalhou no Planalto, teve a certeza de que não era bom negócio brigar com a imprensa.

¿ É bobagem brigar com a imprensa. No fim, você sempre sai perdendo. É melhor conversar sempre. Se você tratar bem e tiver uma boa relação com a imprensa, o governo vai apanhar do mesmo jeito porque a crítica é da natureza do jornalismo. Agora, se tratar mal, vai apanhar muito mais ¿ defende Ricardo Kotscho.

O ex-assessor do presidente Lula vai mostrar, por outro lado, que diante de crises políticas como a vivida no Planalto atualmente, a imprensa pode cometer injustiças e fazer pré-julgamentos.

Cadernos especiais fazem parte das comemorações

¿ Estamos assistindo agora à mesma gincana que se repete sempre nestas horas: a partir do primeiro furo, da primeira denúncia, os diferentes veículos de comunicação atiçam os seus melhores profissionais para dar qualquer coisa que mantenha a cobertura na ofensiva ¿ diz Ricardo Kotscho. ¿ Pode-se cometer muitas injustiças, precipitações, pré-julgamentos. Mas a vida é assim. Se conspiração há, trata-se de uma conspiração dos fatos.

O evento será realizado no auditório da sede do jornal O GLOBO, localizado na Rua Irineu Marinho, número 35, no bairro Cidade Nova. Os convites podem ser retirados gratuitamente nas lojas dos Classificados do jornal até as 17h do dia do evento. Há uma loja no térreo da sede do jornal.

A série de debates faz parte das atividades em comemoração aos 80 anos do jornal O GLOBO. Foram preparados cadernos especiais com os fatos mais marcantes noticiados na história do jornal, exposições, entre outros eventos.