Título: AGENDA DE DEPOIMENTOS FOI ALTERADA POR RELATÓRIO DO COAF
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 28/06/2005, O País, p. 3

Delcídio afirma, porém, que fatos vão determinar o ritmo da CPI dos Correios e sua possível ligação com mensalão

RIO e BRASÍLIA. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse ontem que o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza será convocado para depor na terça-feira ou na quarta-feira da semana que vem. A CPI, informou ontem seu presidente, senador Delcídio Amaral (PT-MS), não pretendia convocar Valério, mas mudou de idéia com a divulgação, no fim de semana, do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que lista saques de R$20,9 milhões em dinheiro vivo de empresas do publicitário.

O senador, que esteve no Rio, se mostrou cauteloso, evitando relacionar a CPI dos Correios com a do mensalão. Ele disse que é preciso aguardar o desenrolar dos fatos para determinar se há ligação entre as investigações:

¿ Os fatos vão determinar o andamento dos trabalhos na CPI (dos Correios). Com essa nova gama de informações, vamos ver se há relação ou não entre os Correios e essa CPI do mensalão.

Já o relator disse que a CPI dos Correios não teme apurar o eventual pagamento do mensalão:

¿ Nunca tememos investigar o mensalão. A premissa é: nada de abafa e nada de circo.

Delcídio disse que a instalação da CPI do mensalão na Câmara é ¿mais razoável¿, uma vez que os próprios deputados são objeto de investigação:

¿ É uma coisa mais razoável, porque seria uma CPI que investigaria os deputados, e não haveria envolvimento dos senadores no que estaria ligado a denúncias associadas à Câmara dos Deputados.

Delcídio disse esperar que a CPI dos Correios funcione durante o recesso parlamentar do mês que vem.

¿ A intenção é que funcione ao longo do recesso.

A bancada do PT no Senado decidiu que Delcídio não se afastará da liderança enquanto estiver na presidência da CPI. Ele vai delegar algumas de suas atribuições aos vice-líderes.