Título: PROMOTORES DE MG ANALISAM SAQUES
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 28/06/2005, O País, p. 8

Até o fim de semana, Ministério Público decide se abre inquérito ou não

BELO HORIZONTE. O Ministério Público de Minas já está analisando os documentos do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) relativos a mais de cem saques em dinheiro vivo nas contas das agências SMP&B e DNA, pertencentes ao publicitário Marcos Valério, suspeito de ser um dos operadores do mensalão. As retiradas, entre 2003 e 2005, totalizam R$20,9 milhões. Já foram identificadas duas pessoas que teriam feito as retiradas no Banco Rural: a funcionária da SMP&B Geiza Santos e Alexandre Vasconcelos Castro, dono de uma empresa de cobrança, que funciona numa loja de bicicletas em Belo Horizonte.

Geiza não foi encontrada e Alexandre não vai à empresa desde sábado, segundo funcionários da loja. Ele chegou a confirmar à revista ¿IstoÉ¿ que fez saques milionários no Rural.

Como o caso envolve transações financeiras em Minas, é possível que haja investigações de competência do Ministério Público Estadual. O promotor de Defesa do Patrimônio Público Geraldo Ferreira Silva disse que até o fim desta semana espera concluir o trabalho e decidir se abre processo ou não.

Ex-secretária depõe hoje à tarde no Conselho de Ética

Hoje à tarde, a ex-secretária Fernanda Karina Somaggio depõe no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Ela disse que vai confirmar todas as denúncias que fez contra Marcos Valério e integrantes da cúpula do PT. O advogado Rui Pimenta disse ainda que ela está preparada para uma eventual acareação com o publicitário, o que pode acontecer dependendo do andamento das investigações da CPI dos Correios. Os integrantes da CPI já aprovaram requerimento para ouvir os dois.

A DNA Propaganda divulgou nota ontem sustentando que os saques em dinheiro nas contas da empresa são legais e a origem dos valores foi declarada em documentos que estão à disposição das autoridades. A nota diz ainda que a empresa cumpriu as normas do sistema financeiro e nada mais tem a declarar. De acordo com a DNA, a empresa estranha que informações referentes à conta bancária tenham sido levadas a público sem os procedimentos judiciais previstos em lei.

Já a SMP&B, também por meio de uma nota, disse que Marcos Valério vai prestar os esclarecimentos referentes à movimentação financeira dele e das empresas das quais participa em seu depoimento ao Conselho de Ética da Câmara