Título: PT contratou Valério para eleições na Câmara
Autor: Gerson Camarotti e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 28/06/2005, O País, p. 9

Empresas do publicitário fizeram campanha de Greenhalgh à presidência; outra agência dele tinha a conta da Casa BRASÍLIA. O publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza foi contratado pelo PT para fazer a campanha do candidato à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Enquanto uma das agências atendia o petista, outra empresa, a SMP&B, cuidava da conta de publicidade da Câmara. Só no ano passado a empresa recebeu R$10,5 milhões. A direção do partido confirmou ao GLOBO que foram pagos cerca de R$170 mil para as empresas Multi Action Entretenimento e Estratégica Marketing e Promoção, que têm o publicitário entre os sócios. A Multi Action foi citada pela ex-secretária de Valério Fernanda Karina Somaggio como o canal do publicitário no Banco do Brasil. A contratação de Valério para a campanha de Greenhalgh reforça as relações estreitas do publicitário com a cúpula do PT. Valério também fez a campanha do prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), afilhado político do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), por meio da Estratégica. Indicação foi feita por João Paulo Cunha Segundo as notas fiscais em poder do PT, a Multi Action recebeu R$104.200 pela coordenação dos eventos da campanha, como jantares, almoços e coquetéis. Já a Estratégica recebeu R$85.600 pelo trabalho de divulgação, assessoria de imprensa e planejamento da campanha. Para o presidente do PT, José Genoino, não há qualquer problema no fato de uma das empresas do publicitário ter a conta de publicidade da Câmara e outras duas trabalharem para o candidato do partido. ¿ Não vejo problema ético ou legal em ter o publicitário Marcos Valério feito a campanha do Greenhalgh, já que o PT pagou pelos serviços ¿ afirmou Genoino. Gastos com publicidade da Câmara dobraram Foi o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), então presidente da Câmara e coordenador da campanha de Greenhalgh, que indicou Marcos Valério ao candidato petista. Em 2003, Valério fez a campanha do próprio João Paulo para a presidência e, a partir daí, tornou-se amigo do deputado. No fim daquele ano, a SMP&B venceu a licitação e ganhou a conta de publicidade da Câmara. Os gastos nessa área pularam de R$5,9 milhões em 2003 para R$10,5 milhões no ano passado. Perguntado se via algum problema no fato de Valério ter a conta da Câmara e fazer a campanha do candidato do PT, João Paulo respondeu: ¿ Tem que falar com o Greenhalgh. Ele é que era o candidato. Já Greenhalgh disse que, quando foi indicado candidato pelo PT, exigiu que o partido assumisse as despesas de campanha. ¿ Naquela época não existia nenhuma suspeita sobre as empresas desse senhor Marcos Valério, a quem não conheço, nunca vi e nunca foi das minhas relações. No final da campanha, perguntei ao tesoureiro Delúbio Soares sobre as contas. Ele disse que estava tudo ok ¿ disse Greenhalgh.