Título: SECOM: ESTATAIS TÊM AUTONOMIA PARA INVESTIR
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 29/06/2005, O País, p. 13

Para Gushiken, denúncias não têm fundamento

BRASÍLIA. A Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom) informou que nunca investiu verba nas revistas de Luis Leonel, cunhado do ministro Luiz Gushiken. A Secom argumentou que as estatais têm autonomia para decidir em quais veículos da mídia publicarão seus anúncios.

Segundo a Secom, as revistas já recebiam investimentos publicitários no governo anterior. De acordo com assessores, Gushiken comentou que as denúncias não têm fundamento e que não considera que haja conflito de interesse. A verba da Secom para este ano é de cerca de R$130 milhões e os recursos são usados diretamente em campanhas governamentais, como a de vacinação, não sendo usados pelas estatais.

A Secom diz que faz reuniões com as estatais sobre ¿as linhas gerais¿ das campanhas do governo, como a recomendação de incluir em todas as propagandas o slogan ¿Brasil, um país de todos¿, mas não interfere em critérios ou mesmo na escolha dos veículos que receberão a publicidade.

O Banco do Brasil informou que o critério utilizado para anunciar nas revistas ¿Investidor Individual¿ e ¿Investidor institucional¿ foi o público-alvo das duas publicações, a primeira voltada para médios e grandes investidores e a segunda para fundos de pensões, investidores financeiros e seguradoras.

O BB anuncia nas revistas desde 2000, mas o levantamento dos anúncios mostra que no governo Lula a publicidade aumentou substancialmente. Na revista ¿Investidor institucional¿, por exemplo, a publicidade passou de quatro páginas em 2000 para 18 páginas em 2004. Em 2001, foram nove páginas; em 2002, seis páginas; em 2003 foram 13 páginas e este ano a revista já recebeu seis páginas de anúncios do BB. O BB informou que o parentesco de Leonel com Gushiken não foi considerado na concessão dos patrocínios.

Os Correios informaram que realizaram uma inserção na ¿ Investidor institucional¿, em maio de 2005, dentro da campanha do Sedex Mundi, no valor de R$10, 6 mil.