Título: BENTO XVI LANÇA CATECISMO RESUMIDO
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2005, O Mundo/Ciencia e Vida, p. 31

Cartilha tem perguntas e respostas para tornar doutrina mais acessível

CIDADE DO VATICANO. O Papa Bento XVI apresentou ontem uma versão resumida do catecismo católico, em formato de perguntas e respostas, com o objetivo de tornar a doutrina religiosa mais acessível. O ¿Compêndio do catecismo da Igreja Católica¿, com 205 páginas, resume os ensinamentos eclesiásticos em todos os aspectos, desde a criação do homem à proteção de embriões, num livro que despertou polêmicas na Itália.

¿ Tem aumentado a demanda por um catecismo resumido, que contenha todos os elementos fundamentais da fé e da moral católicas ¿ explicou o Papa numa cerimônia na Sala de Clemência do Vaticano.

O livro, editado em duas versões ¿ uma de bolso e outra um pouco maior ¿, não é um novo catecismo e sim um resumo do publicado em 1992. O formato de perguntas e respostas, como usado em algumas escolas americanas, tornaria o catecismo mais acessível para todas as idades, acredita o Vaticano.

A maior parte das perguntas é relativa aos Dez Mandamentos e a ensinamentos tradicionais da Bíblia, como ¿o que é céu¿. Mas também aborda inquietações modernas, como a postura conservadora do Vaticano em relação ao casamento. O livro afirma ¿a necessidade de proteger a verdadeira natureza do matrimônio¿, definido como a união entre homem e mulher.

A parte sobre embriões e inseminação artificial já havia despertado polêmica na imprensa italiana. A resposta à pergunta ¿Por que a sociedade deve proteger os embriões?¿ cita ¿o direito inalienável de cada ser humano, desde o momento da concepção¿.

Sobre a responsabilidade na morte de Cristo, a cartilha afirma: ¿A paixão e morte de Jesus não pode ser imputada sem distinção a todos os judeus nem aos judeus nascidos depois. Todo pecador, quer dizer todo homem, é a causa e o instrumento do sofrimento do Redentor.¿

Entre os maiores pecados contra a castidade, o livro aponta ¿o adultério, a masturbação, a pornografia, a violação e os atos homossexuais¿.