Título: REATOR DE FUSÃO NUCLEAR VAI SER CONSTRUÍDO NA FRANÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2005, O Mundo/ Ciencia e Vida, p. 31

Projeto prevê produção inesgotável e barata de energia

MOSCOU. Após um ano de duras negociações, a França vai ser a sede de um reator experimental de fusão nuclear que promete uma revolução na produção de energia. O projeto tem como objetivo reproduzir a forma como o Sol produz energia e, se der certo, significará um fornecimento inesgotável e com baixo custo, com o uso da água do mar como combustível.

O Reator Experimental Internacional Termonuclear (Iter, na sigla em inglês) vai custar US$12,8 bilhões. Ministros dos países parceiros do projeto assinaram um acordo em um encontro em Moscou determinando a França como o local para abrigar o novo modelo, após um ano de disputa com o Japão. O projeto é apoiado por China, União Européia, Japão, Rússia, Coréia do Sul e Estados Unidos.

¿ Estamos fazendo história científica ¿ afirmou Janez Potocnik, comissária de Pesquisa e Ciência da UE.

A construção de uma usina de energia com um reator de fusão nuclear é uma espécie de ¿Santo Graal¿ para os cientistas, que tentam encontrar uma alternativa viável para substituir os limitados estoques de petróleo e gás. Diferentemente dos reatores de fissão nuclear, usados nas usinas nucleares existentes e que liberam energia através da divisão do núcleo dos átomos, o Iter gerará energia ao combinar as partículas que o formam.

Na fusão nuclear, que só acontece a temperaturas de vários milhões de graus e vem seguida de uma enorme liberação de energia, dois átomos se juntam e formam um outro átomo maior. Ao contrário da fissão nuclear, seus resíduos radioativos são de baixa intensidade.

Em experimentos em laboratório, cientistas conseguiram gerar energia através da fusão. Mas até hoje não foi possível criar um reator comercialmente viável. No entanto, os críticos do projeto afirmam que a construção do Iter levará 50 anos.

O primeiro-ministro da França, Dominique de Villepin, comemorou a escolha da cidade de Cadarache, no sudoeste do país, para sediar o Iter. Segundo ele, o projeto vai gerar cerca de quatro mil postos de trabalho.

www.oglobo.com.br/ciencia